Vereadores de Maringá debatem instalação de fiação subterrânea em audiência pública
Uma audiência pública na noite desta quarta-feira (1) irá debater a possibilidade da instalação de fiação subterrânea em Maringá. A discussão é uma iniciativa da Comissão de Políticas Gerais (CPG) da Câmara Municipal de Maringá.
A comissão é composta pelos vereadores Ana Lúcia Rodrigues (Presidente), Manoel Álvares Sobrinho (Vice-Presidente) e Belino Bravin Filho (membro). A audiência pública está marcada para começar às 19h, no Plenário Vereador Ulisses Bruder.
O evento, que é aberto para quem quiser participar, terá a presença de diversos especialistas convidados. A ideia é discutir a possibilidade de substituição das redes aéreas elétrica e de telecomunicações, sustentadas por postes, pelas redes subterrâneas.
Também será debatido um Projeto de Lei, de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia, que institui diretrizes para a implantação de uma política municipal de substituição dos cabos. “É uma oportunidade de ouvir a população e os especialistas para aprimorar a proposta que está em curso aqui na Casa. É preciso definir de maneira coletiva e fundamentada em estudos técnicos como será feita a transição, fontes de recurso para investimentos, quando e por onde começar”, destaca a vereadora.
O projeto de lei foi apresentado logo após a tempestade ocorrida no final do mês de abril, que derrubou árvores e postes por toda a cidade, causando prejuízos de toda ordem à população. A iniciativa visa a segurança da população como prioridade.
Entre outros benefícios da rede subterrânea de transmissão está a questão estética, que envolve a paisagem da cidade, a redução de prejuízos relacionados à incidência de blecautes, queda de árvores, postes e fiação, seja por conta de chuva ou tempestade, poda irregular de árvores para manutenção da rede, ou até mesmo por acidentes de trânsito, vandalismo e furto de fiação.