Casal de ex-prefeitos de cidade no Paraná têm bens bloqueados pela Justiça

por Jonathas Bertaze
com informações do MP-PR e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 2 fev 2023, às 20h24. Atualizado às 20h25.

A ex-prefeita de Coronel Domingos Soares, no Extremo Sul do Paraná, Maria Antonieta de Araújo Almeida (PSD), e seu esposo, também ex-prefeito da cidade, Mauro Correa de Almeida (PMDB), tiveram seus bens bloqueados pela Justiça a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Leia também:

Durante o mandato da companheira, na gestão entre os anos de 2017 e 2022, Mauro foi diretor do Departamento de Infraestrutura.

Os dois são réus em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Palmas (sede da comarca) que apura possíveis atos de improbidade administrativa praticados por ambos. As investigações do MP-PR se iniciaram a partir de denúncias de que o ex-prefeito teria supostamente exercido de fato as funções de prefeito de Coronel Domingos Soares durante o mandato da esposa.

Foram realizadas diligências junto a órgãos públicos sediados em Curitiba, as quais apontaram que o ex-Diretor de Departamento recebeu diárias referentes a viagens que não foram efetivamente realizadas, tendo a ex-prefeita autorizado o pagamento das diárias, causando um prejuízo de R$ 36.754,00 ao município.

Os valores foram contabilizados considerando-se os gastos com deslocamento e diárias concedidas para o ex-secretário. O MP-PR requer a condenação dos réus pelos atos de improbidade administrativa praticados, com aplicação das sanções previstas na legislação, como o ressarcimento integral dos danos causados ao erário e o pagamento de multa. O processo tramita na Vara Cível de Palmas.