Casal pagará indenização após ‘devolver’ três irmãos adotados

Crianças tinham 1, 6 e 7 anos de idade quando foram adotadas e segundo a Promotoria de Justiça ficaram com "sentimento de culpa" pelo fracasso da adoção

Publicado em 14 nov 2024, às 20h52.

Um casal de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi condenado a pagar R$ 50 mil a três irmãos que foram ‘devolvidos’ após serem adotados.

Casal pagará indenização após ‘devolver’ três irmãos adotados
Irmãos tinham 1, 6 e 7 anos quando foram adotados. (Foto: Reprodução/MPPR)

A decisão foi tomada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca em acordo feito com o casal de Almirante Tamandaré.

As crianças de 1, 6 e 7 anos foram adotadas pelo casal após seis encontros, com pernoites e permanência dos irmãos na casa do casal.

Leia mais:

Após o recebimento da guarda, que teria uma fase de estágio de convivência de 90 dias, o casal “devolveu” os irmãos, sob justificativa de  “brigas constantes e ausência de gratidão”.

A Promotoria de Justiça não considerou os argumentos válidos e apontou que o casal apresentou “despreparo e idealização da própria função parental, evidenciando uma postura autocentrada e indesejável”.

Após o caso ocorrido em 2023, os três irmãos retornaram ao programa Família Acolhedora do Município de Almirante Tamandaré.

A Promotoria ainda apontou que os irmãos “ já se sentiam seguros e adaptados ao casal, tendo sofrido significativo abalo psicológico devido ao rompimento abrupto de um vínculo que estava sendo estabelecido com pessoas que se tornaram suas referências de apego e cuidado, chegando a internalizar um sentimento de culpa pelo fracasso do processo de adoção”.

Os R$ 50 mil pagos em indenização serão divididos igualmente entre os dois irmãos mais velhos, sob justificativa de “já terem consciência do processo a que foram submetidas”.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui