Fachin determina intervenção do CNJ em conflito envolvendo indígenas no Paraná
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou a intervenção da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na briga por terras envolvendo indígenas em Guaíra, no oeste do Paraná. Militares da Força Nacional já estão na região para reforçar a segurança.
As providências de intervenção foram tomadas por Fachin depois que quatro pessoas ficaram feridas na última quinta-feira (11). Os indígenas alegam que foram atacados por disparos de arma de fogo e por isso sequestraram um homem.
Conforme o STF, Fachin entendeu que os recentes episódios de violência apenas aprofundam a vulnerabilidade dos povos indígenas e das comunidades que vivem próximas às terras. Assim, a seu ver, a intervenção do CNJ se torna urgente, a fim de preservar a vida e a integridade das pessoas que habitam a área.
Nesta terça-feira (16), o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, além de outros representantes da cidade estiveram em Curitiba para pedir ajuda ao governo estadual. “A situação é muito grave”, disse em entrevista ao Grupo RIC.
O presidente da Associação Comercial de Guaíra, Jair Schllemer, informou que nesta quarta-feira será feita uma audiência pública na cidade para tratar do assunto das terras ocupadas em Guaíra e na cidade de Terra Roxa.
O Grupo RIC procurou a FUNAI, mas não teve resposta.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui