Francisco Zanicotti toma posse como procurador-geral de Justiça do MPPR

por Daniela Borsuk
com informações de MPPR
Publicado em 8 abr 2024, às 17h32.

Francisco Zanicotti toma posse nesta segunda-feira (8) como procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele deve ficar no cargo até 2026. A cerimônia de posse será realizada a partir das 18h, no auditório do Bloco II da sede da instituição, em Curitiba.

Zanicotti foi eleito com 418 votos e foi nomeado procurador-geral no dia 21 de março, pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr.

Trajetória de Francisco Zanicotti

O novo procurador-geral da Justiça é integrante do MPPR há 27 anos. De acordo com o órgão, ele teve atuação nas Promotorias de Justiça de Telêmaco Borba, São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. Atualmente, Zanicotti é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente da capital.

Zanicotti é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Zanicotti presidiu a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), no biênio 2013-2015. Exerceu, ainda, as funções de promotor-corregedor, coordenador executivo da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (SubAdm) e diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça.

O que faz o procurador-geral da Justiça

De acordo com o MPPR, o procurador-geral de Justiça (PGJ) é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato por um período de dois anos, permitida uma recondução.

Além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, imprimindo-lhe a política institucional, é dele a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado.

É de atribuição do procurador-geral de Justiça, também, encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e o orçamento anual da instituição.

Cerimônia de posse é transmitida ao vivo:

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.