Juiz federal investigado por supostas irregularidades assume vaga no TRF-4 no RS
Danilo Pereira Júnior vai atuar junto ao desembargador Fernando Quadros, atual presidente do Tribunal de Segunda Instância
A Justiça Federal do Paraná confirmou que o juiz Danilo Pereira Júnior, atual titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos remanescentes da operação Lava Jato, será remanejado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
Leia mais:
- Livro com detalhes inéditos da Lava Jato será lançado em Curitiba
- Médicos e prefeitura são condenados por morte de bebê em 2013 no Paraná
- O Crime de Calúnia e a Denúncia contra o Senador Sérgio Moro
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o magistrado é investigado por supostas irregularidades no comando da Vara Federal da capital paranaense e chegou a ser afastado por decisão monocrática do corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão. Porém, retornou ao cargo um dia depois após o afastamento ser derrubado pela maioria do CNJ.
Danilo Pereira Júnior vai atuar junto ao desembargador Fernando Quadros, atual presidente do Tribunal de Segunda Instância.
Mesmo com a transferência, o juiz ainda responde a um processo administrativo disciplinar por ter, supostamente, descumprido “de forma deliberada” decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) referentes à atuação do seu antecessor, o juiz Eduardo Appio. No mesmo processo, são investigados os desembargadores Thompson Flores e Loraci Lima.
A Justiça Federal informou à Jovem Pan News Curitiba que o substituto de Danilo Pereira Júnior será o juiz federal Guilherme Roman Borges.
Outros juízes que já passaram pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Depois da saída de Sergio Moro do comando da 13ª Vara, em 2018, para virar Ministro da Justiça e Segurança Pública, quem ficou no lugar foi a juíza substituta Gabriela Hardt. Logo em seguida, veio o juiz Luiz Antonio Bonat, que migrou para o TRF-4, e Gabriela Hardt assumiu a vaga novamente.
Pouco tempo depois, Eduardo Appio foi escolhido para chefiar a 13ª Vara. Após ser afastado, foi substituído por Fábio Nunes de Martino.
Com a saída definitiva de Appio, Danilo Pereira Júnior passou a ocupar a vaga, em 2023, e a partir de agora fica o juiz Guilherme Roman Borges.
Em 6 anos, 6 juízes passaram pelo comando da Vara responsável pelos processos da Lava Jato. Uma média de um juiz por ano.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.