Moraes determina prisão de blogueiros Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio

Pedido de prisão preventiva não será cumprido pela Polícia Federal porque os blogueiros moram fora do país, na Espanha e nos Estados Unidos

Publicado em 14 ago 2024, às 13h37. Atualizado às 13h59.

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quarta-feira (14) nove medidas judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra uma denominada “estrutura de obstrução de investigação de organizações criminosas mediante divulgação de dados protegidos e corrupção de crianças e adolescentes”. Os alvos principais da operação são os blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que são alvo de mandados de prisão preventiva.

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quarta-feira (14) nove medidas judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra uma denominada "estrutura de obstrução de investigação de organizações criminosas mediante divulgação de dados protegidos e corrupção de crianças e adolescentes". Os alvos principais da operação são os blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que são alvo de mandados de prisão preventiva.
Ministro Alexandre de Moraes determinou uma série de medidas cautelares contra os blogueiros (Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo)

Apesar dessas ordens de prisão, os dois seguem em liberdade porque vivem no exterior do país. Allan dos Santos reside atualmente nos Estados Unidos, enquanto Oswaldo Eustáquio mora na Espanha. Mesmo assim, eles são alvos da “Operação Disque 100” da PF.

Leia também:

A ofensiva apura supostas ações dos blogueiros e de seus aliados para expor e intimidar policiais federais que atuam em inquéritos que tramitam no STF “como forma de causar embaraço às apurações”. De acordo com a PF, os investigados chegaram a “empregar crianças e adolescentes e seus perfis em redes sociais” para atacar os agentes, usando a “condição de menoridade para ocultar sua verdadeira autoria”.

Agentes vasculham dois endereços ligados aos blogueiros e cumprem nove medidas cautelares diversas da prisão. As diligências foram ordenadas pelo ministro, e são realizadas Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e no Distrito Federal.

PF investiga se blogueiros agiam para dificultar as investigações

A ofensiva apura supostos crimes de corrupção de menores, divulgação de segredo e embaraço à investigação sobre organização criminosa.

Durante as diligências, o perfil da filha de Oswaldo Eustáquio fez uma postagem sobre a presença de policiais em sua casa. Segundo a Polícia Federal, o post foi feito enquanto a adolescente ainda estava dormindo. O que indicaria a “efetiva utilização” do perfil por “maiores de idade, inclusive responsáveis legais, para a realização das condutas de obstrução das investigações”.

Moraes decretou o bloqueio das redes sociais da filha de Oswaldo Eustáquio no bojo da ofensiva, para “fazer cessar os crimes”, de acordo com a PF. A corporação indicou que a conta da jovem no X ainda está ativa por descumprimento da ordem por parte da rede social controlada por Elon Musk.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.