MP pede suspensão de shows da 30ª Expobel por descumprimento de medidas contra a Covid
O Ministério Público do Paraná (MPPR) entrou com um pedido liminar nesta quarta-feira (9) para suspender os shows da 30ª Expobel. A feira acontece em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, e tem desrespeitado as medidas preventivas contra a Covid-19, conforme o órgão.
As apresentações dos artistas começaram no último sábado (5) e, de acordo com o MP, não foi observado o uso de máscaras nem o distanciamento social adequado, principalmente na área de shows do evento.
“Não há fiscalização de uso de máscaras faciais pelos participantes do evento, precipuamente na área de shows e não há controle de público para se evitar aglomerações ou seja, na prática não há observância de qualquer protocolo para se evitar a propagação do coronavírus”,
aponta o pedido de liminar.
Durante a organização da feira, a Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde da cidade haviam informado à Promotoria de Justiça que adotariam medidas de combate e prevenção ao coronavírus. Além disso, o prefeito do município também afirmou que todos os servidores públicos da prefeitura atuariam como fiscais dessas determinações.
“Todos sabem da obrigatoriedade e da importância do uso de máscara, mas decidimos adotar esta medida para que os nossos servidores possam atuar como fiscais”,
explicou o prefeito Cleber Fontana antes da realização do evento.
Diante da situação, o Ministério Público pediu o cancelamento dos shows na Expobel 2022 e a fiscalização efetiva quanto a não realização das apresentações, podendo levar uma multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento.
Em nota, a Prefeitura de Francisco Beltrão informou que ainda nesta quarta-feira irá apresentar ao Judiciário a contestação do pedido feito pelo MPPR. Por enquanto, a feira segue normalmente.