Paulo Gonet assume o cargo de procurador geral da república

Publicado em 18 dez 2023, às 11h20.

O novo procurador geral da República, Paulo Gonet, tomou posse do cargo na manhã desta segunda-feira (18). Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovado na sabatina no Senado.

Gonet e o ministro da Justiça Flávio Dino (PCdoB) foram indicados por Lula para os cargos de procurador geral da república e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente. Ambos foram aprovados pelos senadores.

Gonet substitui a procuradora-geral interina Elizeta Ramos, que exerce um mandato-tampão desde o final de setembro, quando chegou ao fim a gestão de Augusto Aras

O que faz o procurador geral da república?

O procurador geral da república fiscaliza a execução e o cumprimento da lei. Ele também recebe as denúncias de outros procuradores do Ministério Público (MP) e propões ações de investigação. Ele também deve ser ouvido em ações dos tribunais em casos de inconstitucionalidade. É dele o papel também de investigar políticos.

Quem é Paulo Gonet, o novo procurador geral da república

Paulo Gustavo Gonet Branco é o novo procurador da república. Nascido no Rio de Janeiro, ele fez carreira no Ministério Público do Distrito Federal e é procurador desde 2012. Junto com o ministro do STF Gilmar Mendes, ele fundou o Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Gonet estava perto das decisões da sub-procuradoria e era considerado o principal nome para substituir o antigo procurador, Augusto Aras. Ele representou Aras no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defendeu a condenação de inelegibilidade de Bolsonaro, no processo pelo uso indevido de meios de comunicação para campanha e divulgação de fake news.