Taylor Swift e compositores concordam em encerrar caso sobre direitos autorais de 'Shake It Off'

Publicado em 12 dez 2022, às 19h27. Atualizado às 23h12.

Dois compositores desistiram de um processo em que alegavam que a cantora Taylor Swift copiou letras deles em seu hit de sucesso de 2014 “Shake It Off”, de acordo com documentos judiciais divulgados nesta segunda-feira (12).

Leia também:

Sean Hall e Nathan Butler disseram a um juiz federal de Los Angeles que irão encerrar o processo de 2017 em definitivo, significando que o caso não pode ser submetido novamente.

O julgamento do caso estava marcado para começar em 17 de janeiro.

Os documentos judiciais desta segunda-feira, apresentados juntamente pelos advogados de Swift e dos compositores, não informam se houve um acordo. Os representantes das partes não responderam de imediato a pedidos por mais informações.

Em “Shake It Off”, Swift canta: “the players gonna play, play, play, play, play, and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate”, ou “os jogadores vão jogar, e os odiadores, odiar”, em tradução livre.

“Playas Gon’ Play”, escrito por Hall e Butler, incluí as frases “playas, they gonna play, and haters, they gonna hate”, que traduzidas dizem “os jogadores, eles vão jogar, e os odiadores, vão odiar.”

A música de Hall e Butler, interpretada pelo grupo de R&B 3LW, foi lançada em 2001 e esteve na Billboard Hot 100 e no Total Request Live, da MTV.

Um juiz rejeitou o caso em 2018, mas um tribunal de apelações dos Estados Unidos reviveu o processo em 2019.

Swift disse à corte em agosto que nunca tinha ouvido a música do 3LW antes de compor “Shake It Off”, e que havia escutado as frases “jogadores vão jogar” e “odiadores vão odiar” usadas comumente para “expressar a ideia de que alguém pode ou deve ignorar a negatividade”.

(Por Blake Brittain / Reuters)