‘Operário da Cultura’ lança livro emblemático em Curitiba: meio século de retrato do paranaense

Agitador cultural, jornalista e curador artístico são apenas algumas das qualidades de Edson Busch Machado, autor de livro histórico

Publicado em 15 maio 2024, às 18h54. Atualizado às 18h57.

Uma obra fundamental para entender o contexto cultural do Paraná, além da vizinha Santa Catarina, nas últimas cinco décadas. É a melhor tradução do livro “Quem tem Medo da Cultura?”, de Edson Busch Machado. Assim, é o que se pode esperar desse catarinense de 71 anos, artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura.

O lançamento vai acontecer no dia 22 de maio, às 19h, na Artesil Galeria de Arte, em Curitiba. Profundo observador e provocador das diferentes facetas da arte regional, o livro de Edson Busch tem endereço certo. Imperdível para pesquisadores, assim como professores e estudantes de arte. Bem como gestores de entidades e instituições culturais, curadores e historiadores.

Livro é imprescindível para pesquisadores e amante da cultura
Lançamento será no próximo dia 22, em Curitiba, na Galeria ArteStil

A obra é composta por preciosos registros de cinco décadas de história da arte paranaense e catarinense, seus respectivos artistas e movimentos. São cerca de 600 páginas e 2 mil citações conforme exposto no livro, entre artistas, museus e instituições de cultura.

Livro emblemático

Uma curiosidade é que a obra resultou de um mergulho de Edson Busch em seu acervo pessoal presente na sua casa/museu, a partir de 2020. Foi impulsionado pelo período de isolamento, resultante da pandemia de Covid-19. Um tempo bem utilizado pelo autor para remexer “os esconderijos que nascem e crescem com o passar do tempo”.

Livro é imprescindível para pesquisadores e amante da cultura
Projeto mergulha fundo em 50 anos de história da cultura no Paraná e em Santa Catarina

“Nos guardados procuro o que nunca esteve totalmente perdido”, resume o autor. “Ali estavam textos e artigos que escrevi e publiquei durante décadas. Artes visuais, dança, cinema, fotografia, patrimônio histórico, gestão cultural e muito mais. Nas mãos e às vistas de estudiosos, pesquisadores e curiosos em geral poderia proporcionar boas e didáticas informações”, argumenta o autor. 

Gente do ramo

Todos os textos de Edson Busch Machado foram publicados originalmente nos jornais, revistas, catálogos e livros. Passaram, portanto, pelo crivo de profissionais da escrita. As editorias de cultura recebiam grande parte desse material. Profissionais como Néri Pedroso, Joel Gehlen, Vânia Oliveira, Paulo César Ruiz, Rodrigo Garcia Lopes, Silvio Melatti entre outros. Mas vale citar o criterioso olhar do diretor de redação Luís Meneghim, atual diretor de conteúdo do Grupo ND, de Santa Catarina.

Livro mereceu elogios do jornalista Luis Meneghim, atual diretor de conteúdo do Grupo ND, de Santa Catarina
Livro mereceu elogios do jornalista Luis Meneghim, atual diretor de conteúdo do Grupo ND, de Santa Catarina

“Como artista, antecipou tendências: experimentou desenhar, pintar e esculpir, ao mesmo tempo em que se movimentava nos bastidores da política cultural. Ao lado do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, um político visionário e culto que conseguiu implantar a escola Bolshoi para Joinville. Este livro revela as muitas faces de Edson Machado, um documento fundamental para conhecermos este autêntico embaixador da cultura catarinense”, ressalta o próprio Meneghim.

O próprio autor selecionou todo o material, que contou com o suporte da produtora cultural Eula Regina Maciel. Ela elaborou então um minucioso projeto e encaminhou ao PIC (Programa de Incentivo à Cultura) para aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Lançamento do livro: Quem tem Medo da Cultura?

Onde: Artestil Galeria de Arte – R. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663, Batel, Curitiba – PR

Quando: 22 de maio de 2024.

Horário: às 19h