Alimentos orgânicos fora do padrão ajudam na economia e evitam desperdício
Um dos tópicos no combate a fome é o desperdício de alimentos no Brasil e as toneladas de alimentos que são jogados fora pelos produtores rurais, por não serem comprados pelos mercados tradicionais. A ‘Mercado Diferente’, startup de assinatura de alimentos que faz entrega à domicílio em Curitiba, compra os alimentos dos produtores, faz a seleção dos produtos baseado no consumo – e não na estética – e entrega aos consumidores alimentos orgânicos frescos e mais baratos.
Saulo Martin, co-fundador da ‘Mercado Diferente’ explica como a valorização dos alimentos fora do padrão ajuda na economia e impacta na sustentabilidade.
“Ajudam na economia justamente porque eles seriam descartados, e o produtor rural tem um gasto para descartar isso. Vai ter emissão de gás carbônico e vai ter um gasto com água excessivo para poder fazer esse desperdício. Na realidade, a gente [Mercado Diferente] aumenta a produtividade deles, então eles faturam 20%, 25% acima, não tem esse gasto de desperdício, e o alimento chega mais barato para o consumidor final. A gente consegue aumentar a produção e girar cada vez mais a economia”, conta Martin.
“Então, além de combater o desperdício alimentar, de evitar que esses 20%, 25% de itens sejam jogados fora, a gente consegue fazer ele chegar mais barato e remunerar melhor o produtor rural, então é melhor para todo mundo”, pontua Martin.
Quer conhecer a Mercado Diferente e contribuir no combate ao desperdício de alimentos? Clique aqui e veja como assinar o serviço!