Árvores frutíferas espalhadas pela Zona Sul se tornam ponto turístico em Londrina
Londrina, no Norte do Paraná, tem árvores frutíferas espalhadas pela Zona Sul da cidade, que estão produzindo nesta época do ano. A equipe da RICtv foi até a rotatória da Rua João Picinin, nesta sexta-feira (26), e se deparou com crianças subindo em árvores para colher amoras. Apesar do ponto turístico em diversas regiões, o Plano de Urbanização proíbe árvores frutíferas em canteiros e calçadas da cidade.
Além dos cinco pés de amora localizados nesta rotatória na Zona Sul, é possível encontrar jabuticabeiras ao longo desta mesma estrada. Até mesmo os restaurantes da região conseguem aproveitar as frutas.
- Leia também: Pai e mãe falam sobre tratamento da filha com cannabis medicinal no 2° episódio do podcast A Planta que Cura
A gerente de um restaurante na Zona Sul, Rebeca Oliveira, afirma que aproveitou as duas bananeiras que estão plantadas em frente ao local.
“Nós pegamos o coração da banana e fizemos um refogado que ficou maravilhoso. A gente foi distribuindo também para alguns clientes que vinham passando e admirando,”
conta Rebeca Oliveira
Além das bananeiras, ela plantou, recentemente, um pé da mamão no local, que virou ponto turístico. Quem passa pelo lugar se encanta e tira fotos.
Plano de Urbanização
O Plano de Urbanização de Londrina, aprovado em 2021, estabelece algumas normas para o plantio, erradicação, manutenção e ampliação das áreas verdes e arborização de calçadas e canteiros no município. É preciso prestar atenção em onde localizar a árvore.
- Distância do poste de luz ou rede elétrica: 5 metros;
- Distância da esquina: com semáforo – 8 metros, sem semáforo – 6 metros;
- Distância da guia rebaixada: 1 metro;
- Distância entre os indivíduos arbóreos: árvores de pequeno porte – 5 metros, árvores de médio porte – 7 metros, árvores de grande porte – 10 metros.
As árvores frutíferas com espinhos ou acúleos e Ficus são proibidas em calçadas e canteiros. As palmeiras só são permitidas em canteiros centrais sem fiação, e com a autorização da Secretaria do Estado e Meio Ambiente (Sema).
Para quem deseja plantar árvores em frente ao imóvel, é possível entrar em contato com a Sema. A Secretaria doa mudas adequadas de árvore para locais púbicos. Os telefones para contato são 3372-4762 ou 3372-4763.