Cidades brasileiras podem ser tomadas pelo mar; veja a lista

Alguns municípios já estão tomando medidas de adaptação por causa das mundaças climáticas

por Jessica de Holanda
com supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 21 jun 2024, às 20h52.

Sete cidades brasileiras têm o risco de serem inundadas pelo aumento do nível do mar decorrente da emergência climática. Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, Santos e Porto Alegre estão na lista que integra 100 cidades mapeadas em todo o mundo organização não governamental Climate Central.

As cidades do Brasil que correm risco de serem engolidas pelo mar são sete
Fortaleza é uma das cidades que pode ter sua área invadida pelo mar (Foto: Jade Queiroz/ MTUR)

A Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Segundo o levantamento, 39 países têm cidades com risco pela elevação do nível do mar. Ao todo, 100 municípios podem ser afetados.

De acordo com as informações do Metrópoles, o nível do mar já subiu 9 centímetros (cm) nos últimos 30 anos, e pode chegar até 80 cm em 2100. Com isso, a população que pode ser atingida pela consequência da emergência climática pode chegar a 800 milhões no mundo todo.

Leia mais:

Apesar disso, a elevação do nível do mar citada não é uniforme. De acordo com a Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a elevação do nível do mar no Estado de São Paulo é de 20 centímetros nos últimos 73 anos. E, conforme as emissões, a elevação pode chegar a 36 cm até 2050.

Salvador está entre os lugares citados (Foto: Márcio Filho/ MTUR)

Algumas cidades do Brasil já estão tomando medidas para conviver com as mudanças climáticas. O Rio de Janeiro, por exemplo, fez parceria com a Nasa para o monitoramento do nível do mar. Já em Recife, algumas áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza, deve ser construído um lago subterrâneo para conter o avanço da água.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.