Marina Silva alerta que Pantanal pode deixar de existir até fim do século
Marina afirmou que as ações do governo para reduzir o desmatamento em 2023 e 2024 evitaram um cenário ainda pior
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, alertou nesta quarta-feira (4) durante uma audiência pública no Senado que o Pantanal, considerado um dos maiores santuários de biodiversidade, pode desaparecer até o final do século se as condições climáticas atuais persistirem.
Durante a audiência, a ministra apelou ao Congresso para a criação de um marco regulatório de emergência climática. Além disso, a ministra destacou que a baixa precipitação, evapotranspiração elevada e a falta de cheias estão afetando o Pantanal, levando à perda de cobertura vegetal, seja em função de desmatamento ou de queimadas.
Conforme a Agência Senado, Marina Silva alertou sobre o agravamento das secas no Brasil, cada vez mais intensas e frequentes. Além disso, afirmou que as ações do governo para reduzir o desmatamento em 2023 e 2024 evitaram um cenário ainda pior.
Leia também:
- Ratinho Jr. decreta situação de emergência por estiagem no Paraná
- Tremor de terra de magnitude 2.1 é registrado no interior do Paraná
Por fim, a ministra ressaltou a necessidade de investimentos. “Nós estamos vivendo sob um novo normal que vai exigir do poder público capacidade de dar resposta que nem sabemos como vão se desdobrar daqui para a frente”.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.