Mudanças Climáticas: o que a COP28 pode ajudar para evitar o aquecimento global
Líderes de todo o mundo estão reunidos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a Conferência das Nações Uniddas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). O encontro é o maior de todos os tempos e envolve 200 países e 70 mil pessoas. O evento começou nesta quinta (30).
O principal objetivo da COP28 é fazer um avaliação global sobre as ações definidas no Acordo de Paris, há 10 anos. O acordo definiu que países precisavam se comprometer a limitar o aumento da temperatura de Terra a 1,5 grau centígrado acima dos níveis pré-industriais.
- Lula alerta para a savanização da Amazônia em discurso na COP28
- Rei Charles pede medidas urgentes para redução das mudanças climáticas
Países terão que fazer uma prestação de contas, mas a notícia não é boa. Os esforços não foram suficientes para evitar que o aquecimento global deixe de influir nas mudanças climáticas.
“A COP 28 faz uma revisão do que foi proposto nas edições passadas e verifica como cada país tem evoluído. Ela é uma prestação de contas de cada país”, explicou para a Agência Brasil, Pedro Côrtes, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP).
As condições ambientais apontam um aquecimento ainda maior. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apontou que o mundo pode aumentar a temperatura em até 2,9 graus centígrados em até 2100. A emissão de gases do efeito estufa entre 2021 e 2022 aumentou em 1,2%, que é considerado preocupante.
Os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global podem ser sentidos diariamente e em qualquer lugar. Entre eles está o aumento dos efeitos de fenômenos como o El Niño e La Niña, com calores extremos, secas prolongadas e chuvas intensas. No Paraná, por exemplo, o mês de outubro registrou chuvas quase 5 vezes maior que a média.
O que são mudanças climáticas
Mudanças climáticas referem-se a alterações de longo prazo nos padrões climáticos médios da Terra. Isso envolve variações nas temperaturas médias, padrões de precipitação, eventos climáticos extremos e outros fenômenos relacionados ao clima. As mudanças climáticas não são novidade na história da Terra, mas o que torna o atual cenário único é a rapidez com que essas alterações estão ocorrendo, muitas vezes relacionadas às atividades humanas.
Quais as principais causas das mudanças climáticas
Embora as mudanças climáticas tenham raízes naturais, as atividades humanas intensificaram esses processos. A principal causa é a emissão excessiva de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx). Essas emissões são resultado da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e práticas industriais. A ação humana está acelerando o aquecimento global, desencadeando efeitos cascata que afetam todo o planeta