Parque da Chapada dos Veadeiros tem 10 mil hectares queimados por incêndio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, do Ibama, estão envolvidos no combate contra o fogo junto do Corpo de Bombeiros Militar

por Lucas Novak
com informações de Agência Brasil e supervisão de Erick Mota
Publicado em 9 set 2024, às 12h45.

Um incêndio iniciado na última quinta-feira (5) queimou 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Em nota, a administração do parque informa que a área atingida ainda é uma estimativa e investiga as causas, suspeitando de ação criminosa. 

Parque da Chapada dos Veadeiros tem 10 mil hectares queimados por incêndio
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma importante área de preservação do Cerrado (Foto: CBMGO/Divulgação)

Leia também:

O comunicado também informa que, junto do Corpo de Bombeiros Militar, estão envolvidos no combate contra o fogo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, do Ibama.

Um grupo organizado pelo Polo de EcoCiências do Cerrado realizou no domingo (8) um mutirão para avaliar os danos causados por um incêndio na Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Úmido Voshysias, em Alto Paraíso de Goiás, com foco na retirada de espécies exóticas invasoras. 

A ação contou com o apoio da Rede Contrafogo e do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC). Em um vídeo, o brigadista Ivan Anjo criticou a falta de ação da prefeitura em relação aos incêndios recorrentes no lixão da cidade, questionando se a ineficiência é intencional. Moradores apoiaram as críticas, relatando que várias famílias foram obrigadas a abandonar suas casas devido ao fogo.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma importante área de preservação do Cerrado, enfrenta um futuro ameaçado com a possível perda de 34% do fluxo de seus rios até 2050. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 7 de setembro deste ano, o Cerrado já registrou 48.966 focos de queimadas, ficando atrás apenas da Amazônia.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.