Parques de Maringá recebem observadores para registro de biodiversidade

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 28 out 2022, às 11h16. Atualizado em: 29 nov 2023 às 12h42.

Nessa sexta-feira (28) e sábado (29) os parques do Ingá e Alfredo Nyffeler (Buracão) recebem amantes da natureza em um movimento internacional de registro da biodiversidade do local. A ação faz parte da ′Grande BioBlitz do Hemisfério Sul′. Na atividade, a população de diversos países é convidada a exercer o papel de ‘cientistas-cidadãos’ e registrar todas as espécies vivas.

Em Maringá, a atividade conta com apoio da Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), e será realizada pelo Projeto Tamari, Vem Passarinhar Paraná e o Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os interessados podem fazer a inscrição prévia pela internet ou no dia do evento. Acesse aqui para se inscrever.   

O objetivo é que a comunidade possa registrar, por meio de fotos ou áudio, espécies vivas. Como cientistas cidadãos, as pessoas poderão compartilhar os registros na plataforma iNaturalist e especialistas validarão a identificação das espécies.

Programação do movimento conta com visita guiada e observação de animais

Nesta sexta-feira (28), os inscritos poderão participar de uma visita guiada, às 16h, para observar répteis e anfíbios do Parque Alfredo Nyffeler. No sábado (29), às 9h, a programação é voltada para observação das aves que vivem no Buracão. No mesmo dia, ocorre no Parque do Ingá a ′Noite das Mariposas′, com atividades a partir das 16h, incluindo a vistoria de armadilhas luminosas, roda de histórias e piquenique. 

“É sempre muito importante aproximarmos a comunidade das nossas áreas verdes. Esse movimento é fundamental para que a população possa aprender sobre as espécies presentes no nosso parque e desenvolverem essa relação de proximidade e proteção ao meio ambiente”, afirma a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff. 

Para participar das atividades, a orientação é utilizar repelente, sapato fechado e roupas confortáveis. Além disso, é importante levar lanterna nas atividades noturnas e o smartphone ou câmera fotográfica para o registro.