por Lais Andrade
exclusivo para o RIC Mais

Acredito que a melhor maneira de mostrar que temos voz é agindo. Foi o que aprendi durante minha trajetória profissional. Comecei na Ademilar muito nova, com 18 anos, e apesar de contar muito com o apoio da minha família, enfrentei resistência de algumas lideranças masculinas da época, não só por ser mulher, mas também pela minha idade. Mas não me abalava e, quanto mais eu era desafiada, mais vontade eu tinha de agir

É nisso em que eu acredito. Acho que nós, mulheres, não precisamos de autoafirmação e nem do aval de ninguém para provar que somos capazes. Penso que a melhor forma de romper barreiras e ter credibilidade é com o trabalho do dia a dia. São ações que mudam opiniões. 

Atuo em um mercado que tem um histórico masculino muito forte. Lembro-me bem do meu primeiro congresso do setor, no qual eu era uma das duas únicas mulheres diante de dezenas de executivos. Mas me sinto privilegiada e acolhida, diferentemente da realidade de outros segmentos. Porém, ainda acho que existe uma lacuna nas lideranças, ainda há poucas mulheres no comando de empresas.

Como líder, tento fazer com que as oportunidades dentro da minha empresa sejam iguais, inclusive, oferecendo posições da mesma importância para mulheres e homens. Posso dizer com orgulho que tenho uma diretoria equilibrada na questão de gênero, com líderes femininas conduzindo áreas estratégicas e de extrema importância para o nosso negócio. Busco estimular o meu segmento a fazer o mesmo, cada um na sua empresa. Com oportunidades iguais, todos só temos a ganhar.

O movimento Women Leadership

A Women Leadership é projeto da How Education, um hub de inovação em educação que atua para desenvolver as principais habilidades para o futuro do trabalho. O projeto nasceu com o propósito de promover a liderança feminina na nova economia por meio de eventos exclusivos, bootcamps e networking. O movimento já realizou cursos imersivos e ventos com apoio de grandes startups como Loft, Movile e Resultados Digitais e Cubo Itaú o maior Hub de Inovação da América Latina.

O movimento Women Leadership começou 2019 e, com apoio do Sebrae/PR, realizou o primeiro evento para mais de 200 mulheres e presença de líderes como Maria Teresa Forneas (Co-fundadora e CEO da Bcredi), Luanna Toniolo (Co-fundadora da TROC), Leticia Preuss (Gerente Regional na Endeavor) e Ariane Santos (Fundadora da Badú Design).

O movimento já percorreu cidades como Florianópolis e São Paulo. Na capital paulista, o evento de lançamento contou com cerca de 350 mulheres e aconteceu no Cubo Itaú, o maior hub de inovação da América Latina, contando com palestrantes como Erica Firmo (Gerente de Comunicação Linkedin), Núbia Mota (Diretora de Marketing e Negócio Adobe/Magento) e Erika Mello (Head of Branding Youse).

A Women Leadership é parceira da RICTV, no projeto Mulher Solte a Sua Voz.

 

30 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando