Mulher, solte sua voz: o papel das empresas no combate a desigualdade de gênero, por Marcia Manfrin
Vivemos um tempo de expressivas transformações e, gradativamente, as desigualdades vão sendo amenizadas em nossa sociedade. E qual é o papel das empresas diante deste cenário? Enquanto profissional a frente de uma companhia com presença nacional, diria que é responsabilidade das lideranças fomentar a inclusão e o respeito mútuo dentro e fora dos muros institucionais.
Certos temas que hoje são amplamente discutidos não recebiam a devida atenção há trinta anos, quando iniciei as atividades do meu negócio. Como empresária enfrentei diversos desafios, mas nunca me coloquei em uma posição inferior. Pelo contrário: encarava as dificuldades como combustível para que pudesse alcançar o sucesso.
Assim como incontáveis mulheres, tive que conciliar a minha carreira com o convívio familiar e hoje meus filhos ocupam posições de destaque dentro da corporação justamente porque acompanharam a minha trajetória para materializar este sonho do qual me orgulho imensamente. Enquanto líder de uma empresa responsável por alimentar diariamente milhares de brasileiros, encaro com gratidão o dever de inspirar e contribuir com o crescimento profissional e pessoal das nossas mulheres em todo o país.
O movimento Women Leadership
A Women Leadership é projeto da How Education, um hub de inovação em educação que atua para desenvolver as principais habilidades para o futuro do trabalho. O projeto nasceu com o propósito de promover a liderança feminina na nova economia por meio de eventos exclusivos, bootcamps e networking. O movimento já realizou cursos imersivos e ventos com apoio de grandes startups como Loft, Movile e Resultados Digitais e Cubo Itaú o maior Hub de Inovação da América Latina.
O movimento Women Leadership começou 2019 e, com apoio do Sebrae/PR, realizou o primeiro evento para mais de 200 mulheres e presença de líderes como Maria Teresa Forneas (Co-fundadora e CEO da Bcredi), Luanna Toniolo (Co-fundadora da TROC), Leticia Preuss (Gerente Regional na Endeavor) e Ariane Santos (Fundadora da Badú Design).
O movimento já percorreu cidades como Florianópolis e São Paulo. Na capital paulista, o evento de lançamento contou com cerca de 350 mulheres e aconteceu no Cubo Itaú, o maior hub de inovação da América Latina, contando com palestrantes como Erica Firmo (Gerente de Comunicação Linkedin), Núbia Mota (Diretora de Marketing e Negócio Adobe/Magento) e Erika Mello (Head of Branding Youse).
A Women Leadership é parceira da RICTV, no projeto Mulher Solte a Sua Voz.