A indústria de cosméticos é uma gigante no mundo todo. São milhões de tipos de produtos disponíveis e lançados todo mês. E, é incrível como temos acesso a tantos produtos e marcas de alta qualidade e tecnologia. 

Agora, quero te fazer uma pergunta. Você consegue comprar um cosmético com facilidade nas farmácias e mercados? Se você já conhece um produto fica fácil. Mas diante da gama de opções disponíveis, fica difícil não gastar alguns minutos procurando e olhando as embalagens na busca do produto ideal. E isso para alguns, com certeza é um problema. 

E sobre isso que gostaria de te alertar. Na maioria das vezes compramos produtos através de uma propaganda bem feita, na TV por exemplo, ou até por indicação de amigos. Acontece que esquecemos que cada pessoas possuí um perfil e um tipo de pele. A realidade é essa: o que é bom para seu amigo pode não ser tão bom para você. Por isso, entender o seu tipo de pele é fundamental para poder escolher seus produtos cosméticos

Recebo muitas pessoas todos os dias no consultório, e é comum ouvir uma queixa com frequência: “Comprei um produto e minha pele piorou”. Ou, “comprei um shampoo e o meu cabelo ressecou”. Essas frases eu escuto todos os dias, e o problema quase sempre é o mesmo: a escolha errada dos produtos pessoais. Você mesmo, já deve ter tido uma experiência ruim com algum tipo de cosmético, não é mesmo? A resposta pode estar relacionada com a escolha errada. 

Antes de continuar, quero te esclarecer sobre o que são cosméticos: cremes faciais, shampoos, condicionadores, sabonetes faciais, desodorantes, perfumes, hidratantes, protetor solar, maquiagem…. enfim, todos os produtos de uso pessoal e que são destinados aos cuidados do corpo humano. 

Maquiagens também são cosméticos.

Bem, continuando. Qual é o maior problema em comprar um produto errado? Além do dinheiro investido, se você comprar um produto errado, que não seja para o seu perfil, você provavelmente terá um problema. Por exemplo: Se você tem a pele oleosa e compra um produto para pele seca, sua pele ficará mais oleosa ainda e, pode surgir espinhas (acne). O mesmo acontece com os produtos para os cabelos. Se o seu cabelo tende a ser bem oleoso, produtos que combatam essa oleosidade devem ser escolhidos. Se os seus cabelos são cacheados, produtos que cuidam dos cachos devem ser procurados. Ou seja, você precisa entender do seu corpo para poder escolher seus cosméticos. Nossa escolha não deve ser por indicação, pelo menor preço, pela melhor embalagem ou pelos cheiros. Claro, tudo isso conta sim. Mas nada adianta você aproveitar a promoção de um shampoo, que é para cabelos loiros, se o seu cabelo é castanho. 

Se você não sabe sobre o tipo da sua pele ou cabelos por exemplo, busca ajuda profissional. É muito importante que você saiba quais produtos são destinados para você, para que os cosméticos funcionem e tragam bons resultados. Então, sempre leia rótulos e dar uma olhada nas embalagens, é o mínimo que posso te aconselhar a fazer antes de comprar um produto. Procure suas características específicas nas indicações dos produtos. Dessa forma, a chance de ter um efeito indesejado com algum produto, irá diminuir. 

11 set 2020, às 16h03.
Mostrar próximo post
Carregando