Avião da FAB decola do Líbano com mais de 200 brasileiros resgatados

Avião da FAB com 229 repatriados do Líbano decolou de Beirute no início da tarde deste sábado (5)

Publicado em 5 out 2024, às 14h57. Atualizado às 14h58.

A aeronave brasileira que fará a repatriação de brasileiros que estavam no Líbano decolou de Beirute às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado (5), informou a Força Aérea Brasileira (FAB). No voo do KC-30, que chegou na capital libanesa às 11h20, estão 229 brasileiros resgatados, além de três animais de estimação. Antes do retorno ao Brasil, a aeronave vai fazer uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento.

As pessoas resgatadas devem chegar ao Brasil no domingo (6) – Foto: divulgação/FAB

O avião havia decolado às 7h de Portugal, Lisboa, onde aguardava autorização para o deslocamento rumo à capital libanesa, em meio à escalada do conflito envolvendo Israel e o grupo Hezbollah, sediado no Líbano.

Este é o primeiro voo da operação chamada Raízes do Cedro. Há 20 mil brasileiros no Líbano, e cerca de 3 mil manifestaram interesse na repatriação. O comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno afirmou nesta semana que o Brasil pretende de resgatar 500 pessoas por semana.

Brasileiros resgatados chegam no domingo (6)

A aterrissagem no Brasil está prevista para domingo (6), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). Em princípio, o avião brasileiro deveria estar em solo árabe na sexta-feira (4). Mas o voo precisou ser adiado por falta de segurança, de acordo com o governo federal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!