Bizarro 'saco laranja brilhante' é encontrado em rio na Europa
Biólogos holandeses ficaram surpresos quando viram pela primeira vez um “saco laranja brilhante’ em um rio de Utrecht. Tratam-se de raros briozoários, pequenos invertebrados que podem se formar em grupos de milhares, com em “forma de saco”.
A ecologista Anne Nijs explicou o que são estes animais.
“Isto estava pendurado no fundo de uma ilha flutuante. Estes são animais que formam uma colônia juntos: briozoários de saco de água. Várias colônias podem crescer juntas em sacos flutuantes de até dois metros de diâmetro. Na América, eles também são chamados de ‘a bolha'”, disse a especialista ao site holandês “AD”.
Ela explicou que os pequenos invertebrados são muito raros de serem encontrados na Holanda.
“Mas, felizmente, eles não prejudicam o meio ambiente aqui”, afirmou.
Os briozoários foram encontrados pela primeira vez na Europa em 1883, na Alemanha. Contudo, eles são originários do leste dos Estados Unidos.
A espécie de invertebrados passou a ser mais vista em diversas regiões do Velho Continente a partir dos anos 1990. Apesar de não serem nocivos ao meio-ambiente local, os briozoários causam certos transtornos aos moradores. Afinal, eles costumam morrer no outono (primavera no Brasil), deixando um cheiro ruim.