Combatentes do Hamas resistem “mais que o esperado” aos ataques de Israel

Publicado em 9 out 2023, às 10h04. Atualizado às 13h21.
POST 1 DE 15

As tropas israelenses ainda estão lutando nesta segunda-feira (9) para remover homens armados do Hamas, após dois dias depois que eles atravessaram a cerca de Gaza em uma operação letal.

Os combates ocorriam em vários locais dentro de Israel, onde os combatentes ainda estavam escondidos depois de matarem 700 israelenses e capturarem dezenas de reféns. O ministro da Defesa, Yoav Gallant, disse que o bloqueio de Israel seria reforçado para evitar que alimentos e combustível fossem levados para o local, onde vivem 2,3 milhões de pessoas.

O principal porta-voz militar de Israel disse que as tropas restabeleceram o controle das comunidades que haviam sido invadidas, mas que confrontos isolados continuavam, pois alguns atiradores palestinos seguiam ativos.

“Estamos agora realizando buscas em todas as comunidades e limpando a área”, afirmou o porta-voz militar chefe, contra-almirante Daniel Hagari.

Mais cedo, outro porta-voz, o tenente-coronel Richard Hecht, reconheceu que estava “levando mais tempo do que esperávamos para colocar as coisas de volta em uma postura defensiva e de segurança”.

As imagens chocantes dos corpos de centenas de civis israelenses espalhados pelas ruas das cidades, mortos a tiros em uma festa ao ar livre e sequestrados de suas casas nunca tinham sido vistas antes no conflito entre israelenses e palestinos que já dura décadas.