por Daniela Borsuk
com informações da Reuters

Um navio carregado com milho do Brasil foi atacado por houthis do Iêmen, alinhados com o Irã, na madrugada desta terça-feira (13). A situação foi registrada no Mar Vermelho. O navio foi atingido por dois mísseis, que causaram danos à embarcação. Segundo autoridades militares dos Estados Unidos, o ataque não deixou feridos.

Segundo informações da Reuters, este teria sido o primeiro ataque dos houthis a um navio cargueiro com destino ao Irã em solidariedade aos palestinos por causa da guerra entre Israel e Hamas em Gaza.

“Ambos os mísseis foram lançados contra o MV Star Iris, um navio de carga de propriedade grega, com bandeira das Ilhas Marshall, que transitava pelo Mar Vermelho transportando milho do Brasil”, disse o Comando Central dos EUA no site de mídia social X, anteriormente conhecido como Twitter.

“Com uma projeção de 4,5 milhões de toneladas para este ano, os fluxos do Brasil representam a maior parte das importações de milho do Irã”, informaram as autoridades.

Uma autoridade de segurança regional disse que o ataque parece ter sido projetado para “mostrar que o Irã não controla os Houthis e que eles agem de forma independente”, e que os Houthis informaram Teerã com antecedência.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

13 fev 2024, às 11h24.

No Ar

RIC Notícias Live

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Evandro Harenza.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando