Primeiros estrangeiros e feridos deixam Gaza em direção ao Egito
Um primeiro grupo de portadores de passaportes estrangeiros e moradores de Gaza feridos atravessou a passagem de Rafah em direção ao Egito nesta quarta-feira (01), graças a um acordo mediado pelo Catar, enquanto forças israelenses voltaram a bombardear o enclave palestino por terra, mar e ar como parte de sua campanha militar contra os militantes do Hamas.
Controlada pelo Egito, a passagem de Rafah é o principal ponto de entrada e saída para Gaza e situa-se numa região fortemente controlada por militares egípcios, que lutaram ali contra uma insurreição islâmica que atingiu o seu pico depois de 2013 e foi amplamente reprimida.
Segundo os termos negociados entre o Egito, Israel e o Hamas, 81 feridos e uma lista inicial de 500 portadores de passaportes estrangeiros devem ser autorizados a sair da Faixa de Gaza nos próximos dias, disseram fontes em vários países.
O primeiro grupo de portadores de passaporte estrangeiro a chegar ao lado egípcio pela passagem de Rafah passava por verificações de segurança, segundo uma fonte na fronteira. Três ônibus transportando 160 portadores de passaportes estrangeiros partiram de Gaza, disse um funcionário do lado de Gaza da fronteira.