40 anos de Rock in Rio: relembre os shows mais marcantes da história do festival

Em comemoração dos 40 anos de história do Rock in Rio, relembre algumas das apresentações mais icônicas do festival

por Mariana Gomes
sob orientação de Jorge de Sousa
Publicado em 8 set 2024, às 10h00. Atualizado em: 5 set 2024 às 21h20.
POST 4 DE 4

Em 2024, o Rock in Rio comemora 40 anos de festival. Para celebrar, o evento traz dois finais de semana de shows nacionais e internacionais na Cidade do Rock. Alguns dos convidados são Shawn Mendes, Jão, Ed Sheeran, Travis Scott e Ludmilla.

40 anos de Rock in Rio: relembre os shows mais marcantes da história do festival
O primeiro Rock in Rio aconteceu em 1985 (Foto: Divulgação)

Durante os 40 anos de história, diversos artistas icônicos passaram pelos palcos do Rock in Rio. Confira cinco das performances mais memoráveis do festival:

Queen – Rock in Rio 1985

O primeiro Rock in Rio foi marcado positivamente pelo show da banda Queen. Além de uma das apresentações mais lembradas do festival, é reconhecido como uma das performances mais icônicas da história

Mesmo com duas horas de atraso da banda, o grupo trouxe seus maiores sucessos no palco, eletrizando os fãs. A mais memorável foi “Love of My Life”, canção que a plateia cantou mais alto que a própria banda.

Barão Vermelho – Rock in Rio 1985

Também no ano de estreia do festival, a banda nacional Barão Vermelho marcou o dia. Com o recém fim da Ditadura Militar no país, o grupo trouxe seus principais hits para a alegria dos fãs, como “Maior Abandonado” e “Todo amor que houver nesta vida”.

Além disso, essa apresentação conta com um registro exclusivo em DVD, com o registro único de algumas canções.

Guns N’Roses – Rock in Rio 1991

Em 1991 aconteceu a segunda edição do festival no estádio Maracanã e a estreia da nova formação dos Guns N’Roses. O grupo estava no auge da carreira, com o álbum “Appetite for Destruction” impactando todo o mundo. 

A banda começou a “Use Your Illusion Tour” no Brasil, encerrando apenas em 1993 na Argentina. O sexteto estreou diversas músicas nunca antes ouvidas pelos fãs, como “Civil War”. 

Stevie Wonder – Rock in Rio 2011

Duas décadas depois, no festival de 2011, o rock abriu espaço para o soul. Considerado um dos maiores momentos da história do evento, Stevie Wonder cantou sucessos como “Isn’t She Lovely”, “Superstition” e um cover em inglês de “Garota de Ipanema”. 

Além disso, o cantor homenageou o rei do pop Michael Jackson com uma versão de “The Way You Make Me Feel” e trouxe Janelle Monae para uma participação especial.

Beyoncé – Rock in Rio 2013

Por fim, a rainha do pop trouxe o palco do festival à baixo em 2013. Eleito o melhor show da edição do festival, Beyoncé foi além de simplesmente apresentar suas canções mais famosas, mas também trouxe a brasilidade para o palco.

Além dos hits “Single Ladies” e “Halo”, a cantora americana trouxe o funk brasileiro para a sua apresentação. Ela surpreendeu dançando funk ao som de “Lek Lek”, um grande hit brasileiro da época. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.