Dia do Rock: Londrinenses levam gênero musical como estilo de vida

por Maria Eduarda Paloco
com informações da RICtv e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 13 jul 2022, às 19h37.

O londrinense Osvaldo Almeida transformou sua paixão pelo rock, ritmo musical que é celebrado nesta quarta-feira (13), em sua fonte de renda. Ele é dono de uma loja que comercializa camisetas de bandas, em Londrina, no Norte do Paraná.

“Eu e minha família toda, meu filho, minhas filhas, é o som que a gente ouve realmente, sabe. Acho que quando surgiu o rock, ele caiu no gosto popular. E é um ritmo de qualidade. São melodias que pegam as pessoas pela alma”.

conta Osvaldo

Em Londrina, esse estilo musical é disseminado pela rádio Folha FM, rádio do Grupo RIC. O locutor Bob Fernandes, 52, fala sobre os tipos de rock que existem.

“O rock and roll puro, na veia, aquele que vem lá de trás dos anos 50, 60, o rock blues, aquela guitarra cantada, gaitada. Temos o rock contemporâneo, o rock metal também”

explica o locutor.

Esse estilo musical, que surgiu nos anos 50, inicialmente era uma mistura de jazz, blues e country. Conforme o tempo, ele foi evoluindo, e teve como pioneiro o cantor Elvis Presley.

Foi em 1985 que o dia do rock foi instituído, durante o Live AID, um evento organizado por Bob Geldof e Midge Ure e realizado no Wembley Stadium, em Londres, na Inglaterra. O objetivo era arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. Seu ápice foi o show da banda Queen, que multiplicou as doações feitas por telefone enquanto a banda se apresentava no palco. Em tratamento por causa do HIV, este foi um dos últimos shows de Freddie Mercury, que morreu em 1991.

O estilo musical ganhou uma nova roupagem nos anos 90, o grunge. Nirvana e Pearl Jeam são percursores desse subgênero alternativo. Já nos anos 2000, Strokes, Linkin Park, Foo Fighters e Skank são exemplos de sucesso.