Drake vs Kendrick Lamar: saiba tudo sobre a briga entre os rappers
Ao todo, a briga entre Drake e Kendrick Lamar envolve oito músicas diferentes
Dois dos maiores rappers da atualidade, Drake e Kendrick Lamar, estão entre os assuntos mais comentados nas redes sociais na última semana. Por mais que os dois sejam conhecidos por não serem amigos há um tempo, desde o lançamento da canção “Like That” em março, as tensões cresceram entre os artistas.
A briga dos dois é narrada através das canções lançadas até então, sendo elas: “Like That”, de Future, Metro Boomin e Kendrick Lamar; “Push Ups”, “Taylor Made Freestyle” e “The Heart Part 6” de Drake; e “Euphoria”; “6:16 in LA”, “Meet the Grahams” e “Not Like Us” de Kendrick Lamar.
Like That – Future, Metro Boomin e Kendrick Lamar
A princípio, a música “Like That”, lançada em 22 de março, é considerada o primeiro capítulo da atual briga entre os rappers. Em seu verso na canção, Kendrick diz que ele não faz parte de um “Big Three” (Grande Trio), como muitos dizem, com os rappers Drake e J. Cole. “It’s just big me” (“Existe apenas um grande eu”), afirma Lamar.
Além disso, o rapper se compara com o cantor Prince e Drake com Michael Jackson. Na comparação, Kendrick afirma que sua carreira irá durar por mais tempo do que a do adversário: “Prince outlived Mike Jack” (“Prince viveu mais que Mike Jack”).
Push Ups – Drake
Em resposta ao comentário de Kendrick Lamar, Drake lançou a primeira “diss track” da briga. Lançada em 13 de abril, a canção “Push Ups” afirma que o adversário não faz parte do “Grande Trio”, citando outros artistas que venderam mais álbuns do que Lamar nos últimos anos. Alguns dos músicos citados foram SZA, Travis Scott e 21 Savage.
Em seguida, Drake crítica Kendrick por fazer colaborações com artistas pop, como Taylor Swift e Maroon 5, além de falar sobre a comparação com Prince e Michael Jackson. “What’s a prince to a king? He’s a son” (O que é um príncipe para um rei? Ele é um filho).”
Taylor Made Freestyle – Drake
Sem esperar por uma resposta vinda de Kendrick, Drake lançou a música “Taylor Made Freestyle” no dia 19 de abril. Contudo, a canção foi deletada pouco tempo depois por usar inteligência artificial imitando a voz de dois ídolos do rap de Lamar: Tupac e Snoop Dogg.
Na música, Drake acusa Kendrick Lamar de não responder à sua música porque Taylor Swift havia acabado de lançar um álbum, o “The Tortured Poets Department”. “Now we gotta wait a week cause Taylor Swift is your new top, and if you boutta drop, she gotta approve” (“Agora precisamos esperar uma semana porque a Taylor Swift é a sua nova número um, e se você vai lançar, ela tem que aprovar”).
Euphoria – Kendrick Lamar
Em resposta, Kendrick lançou a canção “Euphoria” no dia 30 de abril. Além de ser o nome da canção, o termo também é o título da série da HBO da qual Drake é produtor.
O rapper não deixa nada da vida pessoal de Drake fora da canção, afirmando que o rival é um péssimo pai, fez procedimentos estéticos e é um rapper ruim. Além disso, Kendrick Lamar criticou o uso de inteligência artificial de Drake na última canção.
6:16 in LA – Kendrick Lamar
Apenas cinco dias após “Euphoria”, Kendrick lançou mais uma “diss track” para Drake. Os ataques começam já no título da canção, já que o canadense é conhecido por usar horários e localizações nos títulos de suas músicas. Além disso, a canção é produzida por Jack Antonoff, que é conhecido por ser grande amigo e produtor musical de Taylor Swift, citada anteriormente por Drake.
Na canção, Lamar afirma que amigos e pessoas que trabalham com Drake estariam vazando informações sobre o rapper. “You must be a terrible person, everyone inside your team is whispering that you deserve it” (“Você deve ser uma pessoa terrível, todo mundo do seu time está sussurrando que você merece”).
Family Matters – Drake
No mesmo dia, Drake respondeu o ataque com uma “diss track” de quase oito minutos. Um dos principais ataques a Kendrick em “Family Matters” é que ele não seria o pai de seu filho e que ele seria infiel à sua noiva, Whitney Alford.
Além disso, o rapper canadense afirma que Lamar seria abusivo com Whitney. “When you put your hands on your girl, is it self-defense ‘cause she’s bigger than you?” (“Quando você bate na sua mulher, é autodefesa porque ela é maior que você?”).
Meet the Grahams – Kendrick Lamar
Apenas horas após “Family Matters” ser lançada, Kendrick Lamar respondeu com “Meet the Grahams”. O título da canção é uma referência ao nome real de Drake, Aubrey Graham.
Na “diss track”, Lamar fala diretamente com membros da família do canadense. A princípio, ele fala com Adonis, filho de Drake, afirmando que sente muito pelo garoto ter um pai como Drake. Em seguida, ele fala com uma suposta filha misteriosa de Drake, com a mãe do rapper e, por fim, com o próprio rival.
Not Like Us – Kendrick Lamar
Seguindo a tradição de soltar duas músicas seguidas, Lamar lançou “Not Like Us” apenas horas após “Meet the Grahams”. Nesta música, os ataques à Drake foram mais pessoais e sérios do que nas anteriores.
Imediatamente, Kendrick Lamar critica Drake, falando sobre os supostos casos de conversas sexuais com menores de idade que o canadense tem. “Say, Drake, I hear you like ‘em young” (“Diga, Drake, eu ouvi que você gosta delas jovens”).
Além disso, Lamar afirma que outras pessoas na equipe de Drake também teriam se envolvido com meninas com menos de dezoito anos, os chamando de “certified pedophiles” (“pedófilos certificados”).
The Heart Part 6 – Drake
Por fim, a última “diss track” lançada até então é “The Heart Part 6”. O título da canção faz referência à série de músicas “The Heart” que Kendrick Lamar tem em seus albuns.
Nesta música, Drake afirma que a informação de que ele teria uma filha secreta era falsa, e que foi vazada de propósito para Kendrick Lamar. “You gotta learn to fact check things and be less impatient” (“Você precisa aprender a checar os fatos e ser menos impaciente”). Entretanto, fãs dos rappers já identificaram a suposta filha de onze anos de Drake através das redes sociais.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.