Festivais de música atraem cerca de 17 mil visitantes para o Litoral do PR

Os festivais de música Antonina Blues Festival e Encantadas Jazz Ilha do Mel impactaram a economia do Litoral paranaense no mês de agosto

por Mariana Gomes
com informações da AEN e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 6 ago 2024, às 19h55.

Durante o primeiro final de semana de agosto, cerca de 17 mil turistas passaram pelo Litoral do Paraná para prestigiar dois festivais de música. Na cidade de Antonina, cerca de 12 mil pessoas compareceram ao Antonina Blues Festival, entre os dias 2 e 4 de abril. Já em Paranaguá, por volta de 5 mil pessoas participaram do Encantadas Jazz Ilha do Mel.

Festivais de música atraem cerca de 17 mil visitantes para o Litoral do PR
Esses eventos transformaram a economia do Litoral (Foto: Divulgação/SETU-PR)

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, os números dos festivais de música reforçam a economia do Litoral, mesmo fora da alta temporada de verão. “Eventos como estes atraem pessoas que usufruem de restaurantes, compram passagens de ônibus, embarcações e outros passeios e se hospedam na região”, relatou. “Isso é a garantia de mais empregos para a população e renda aos empresários no setor de turismo gerados da região também na baixa temporada”.

Conheça os festivais de música que aconteceram no Litoral paranaense

Essa foi a 8ª edição do Antonina Blues Festival, com uma diversidade de shows gratuitos. A princípio, os artistas se apresentaram em diversos pontos da cidade, como a Praça Feira Mar, a Ponta da Pita, a Estação Ferroviária e o calçadão cultural. Dessa forma, os visitantes puderam conhecer diferentes pontos turísticos e consumir nos empreendimentos locais. 

Festivais de música atraem cerca de 17 mil visitantes para o Litoral do PR
O Antonina Blues Festival atraiu, sozinho, 12 mil turistas (Foto: Divulgação/AEN/Wagner Melo)

De acordo com o proprietário do Camboa Hotel e organizador do Festival, Marcos Maranhão, a edição teve mais de 30 shows, fazendo com que a pousada atingisse 80% a mais de check-ins durante a programação. “Durante o verão, os hotéis da região não precisam nem se mexer para receber turistas, enquanto nos demais meses, por conta da chuva e do frio, a situação fica mais complexa”, explicou. “Esses eventos são uma salvação para os empreendedores do Litoral. Sem essa programação, em um fim de semana fora da temporada e mesmo com o clima colaborando, talvez tivéssemos 30% de ocupação. Já durante o Festival, a nossa pousada ficou lotada, com 100% de ocupação”.

Por outro lado, a 2ª edição do Encantadas Jazz Ilha do Mel ainda não encerrou sua programação, trazendo shows em todos os finais de semana de agosto. Conforme um dos organizadores do evento e presidente do Instituto Ilha do Mel Visitors e Bureau, João Guilherme Furtado, o grande movimento que os festivais de música trazem ao Litoral também evitam demissões. “Esses eventos estão transformando agosto em uma nova alta temporada aqui na Ilha do Mel. Parece que estamos no verão e, sem o fluxo do Encantadas Jazz, seriam quatro meses de baixíssimo movimento”, comentou. Além de organizador do festival, Furtado também é gerente da Pousada Fim da Trilha. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui