Orquestra infantojuvenil do PR se apresenta de graça nesta segunda (27), em Curitiba

Publicado em 27 jun 2022, às 06h00. Atualizado em: 25 jun 2022 às 19h00.

Curitiba terá nesta segunda-feira (27), às 20h, a primeira grande exibição da Orquestra Infantil Alegro, intitulada “A descoberta de um novo mundo”. A apresentação é regida pelo maestro venezuelano Roberto Ramos e inclui obras de Villa-Lobos, Puccini, Mussorgsky, entre outros.

O espetáculo será realizado no Teatro Positivo, com entrada gratuita para 2.400 espectadores, limitada por ordem de chegada. São 70 crianças e jovens, de 8 a 17 anos, que apresentam música de qualidade ao som de mais de 20 diferentes instrumentos de cordas, sopro e percussão.

O concerto é realizado pela Associação Musical Alegro, fundada pelo músico britânico Edward Matkin, que tem como objetivo incentivar e transformar, por meio da música, a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, realizando apresentações musicais infantojuvenis.

Além de Curitiba, a Alegro está presente também em Almirante Tamandaré, Antonina, Paranaguá e Piraquara, apoiando projetos sociais nos quais as crianças e adolescentes têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar, na música, um caminho para o futuro e suporte para os desafios do cotidiano.

A Orquestra Infantil Alegro, que forma crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, é o primeiro projeto infantojuvenil de música clássica do Paraná.

O que será apresentado:

  • Tema de POMPA E CIRCUNSTÂNCIA (op. 39, n.1) – Edward Elgar / Howard Akers / Arranjos de Shante Cabral
  • THE GREAT GATE OF KIEV AND HOPAK – Modest Mussorgsky / Edmund J, Siennicki
  • TE DEUM (Prelude) – Marc Antoine Charpentier / Arranjos de Shante Cabral
  • A NIGHT AT THE OPERA – G. Puccini / Shante Cabral / Roberto Ramos
  • DRUM! (percussão corporal para orquestra) – Shante Cabral
  • CARINHOSO / O TRENZINHO DO CAIPIRA / PIXINGUINHA – Heitor Villa-Lobos
  • SMOOTH CRIMINAL – Michael Jackson / Arranjos de Shante Cabral e Roberto Ramos
  • CHAMAMBO – Manuel Artés / Arranjos de Shante Cabral