"É um prêmio de todos colaboradores", diz Petrelli ao receber Comenda Barão do Serro Azul
Leonardo Petrelli Neto, presidente do Grupo RIC, foi homenageado pela ACP e destacou a trajetória e os desafios que marcaram seus 38 anos de carreira no grupo
O presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli Neto, foi homenageado nesta quarta-feira (6) com a Comenda Barão do Serro Azul, da Associação Comercial do Paraná (ACP). O empresário relembrou do pai, Mário Petrelli, e agradeceu aos familiares e colaboradores do grupo, relembrando a trajetória vivida ao longo dos anos.
“Com certeza foram grandes desafios que tive ao longo desses 38 anos junto ao Grupo RIC. Mas o que realmente nos motivou e nos conduz é, e essa é a homenagem que recebo aqui, e estou bastante emocionado, é que estamos muito alinhados com os conceitos do próprio Barão. Nós sempre defendemos a livre iniciativa, sempre defendemos a moderação, o bom senso, o equilíbrio. Nós sempre defendemos um estado menor, uma carga tributária menor. Continuamos lutando sobre a mesma plataforma de um Brasil melhor, mas muito alinhado com aquilo que hoje nos recebemos como homenagem”.
Leonardo falou também sobre o começo no Grupo RIC e lembrou do convite do pai para deixar um cargo na Rede Globo, para assumir a gestão da empresa e transformar-se no maior grupo multiplataforma do Paraná.
“Com certeza, sou muito grato a ele (Mário Petrelli) por esse convite. Foi desafiador, pois tinha uma carreira de alguma forma muito alinhada à Rede Globo, mas foi o que me motivou, o desafio. Naquela ocasião, montamos um projeto com um sonho, um sonho de criar uma rede de comunicação que permitisse gerar transformações, fazer com que essa rede de comunicação fosse uma rede de resultados, as quais construímos através das televisões, das rádios, do mundo digital. Esse projeto vem sendo concluído, um projeto que nunca para, um projeto de desafios e de inovação a todo instante. É uma jornada inovadora o que o digital propõe hoje, mas eu me sinto muito satisfeito por ter me provocado, por ele ter realmente me tirado de uma zona de conforto e foi com grandes dificuldades. Tivemos grandes obstáculos, fomos a última rede a ser implantada no Paraná, com outras redes bastante consolidadas, é um mercado bastante competitivo, mas conseguimos realmente fazer com que o Paraná nos acolhesse e nos aceitasse com uma grande opção”.
Leonardo Petrelli relembra trajetória antes da premiação; veja
O empresário fez questão ainda de agradecer à família e compartilhou a Comenda Barão do Serro Azul com os colabores e acionistas, que fazem parte do Grupo RIC.
“Não é um prêmio individual, não é um prêmio do Leonardo, é um prêmio dos colaboradores. Grande parte deles aqui, que vieram e eu estou sendo acolhido por eles, vieram nos abraçar. E aí inclui a minha família, inclui a Carla, meus filhos, meus companheiros, os colaboradores da RIC, os acionistas, famílias que hoje fazem parte do grupo, meus irmãos, e todo o conjunto do ecossistema que faz parte dessa imensa família, o Grupo RIC. Tenho certeza de que essa é uma homenagem que não é do Leonardo, mas sim do Leonardo e seus colaboradores”.
Sobre o homenageado Leonardo Pretrelli Neto
O presidente executivo do Grupo RIC, Leonardo Petrelli Neto, é um entusiasta da comunicação. Empresário inquieto, sempre em busca de soluções inovadoras para fazer jornalismo, produzindo informação de resultados, e para gerar oportunidades para o mercado, conectando as marcas com o público por meio de projetos multiplataforma de publicidade.
Fundou o Grupo RIC com o pai, Mário Petrelli, há 38 anos. Antes disso, foi produtor e diretor executivo da Rede Globo, produzindo novelas e seriados, tais como “O Tempo e o Vento” e “Armação Ilimitada”. Também constituiu a TVA Curitiba, associada ao Grupo Abril, como diretor geral, e ajudou a constituir a TVA Sul, tornando-se presidente da holding, operação que deixou com cerca de 90 mil assinantes em 1990.
Graduado em comunicação com ênfase em produção de TV e Cinema pela Grossmont College em San Diego (EUA), Petrelli é também especialista em marketing e gestão com MBA pelo IESE Business School, em Navarra (Espanha).
É fundador – e hoje presidente do Conselho de Administração – da DTCOM, empresa paranaense pioneira e líder no mercado corporativo brasileiro ensino a distância, trabalho que teve início com o uso integrado das tecnologias de tv por satélite (teleaulas) e da internet (lms).
Como liderança empresarial, atuou junto a associações, como AERP (presidente entre 1988-91 e 1995-97), ADVB (diretor presidente entre 1988-90), ACP (membro do conselho deliberativo entre 2010-12 e 2012-14). Também foi membro do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal (até 2014).
Ao longo de sua carreira, acumula prêmios importantes, como o Top of Mind (Rádio Jovem Pan), Top de Marketing (Grupo RIC e DTCOM). Em 2023, recebeu três importantes honraria: a Comanda Mecenas da Inovação, conferida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital; o título de Cidadão Benemérito do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná; e a Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, concedida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná pelo seu protagonismo na área de comunicação multimídia.
Sob seu comando, o Grupo RIC tornou-se o maior conglomerado de comunicação multiplataforma do Paraná, empregando hoje quase 700 pessoas, e gerando aproximadamente 5 mil postos de trabalho indiretos.
Quem foi Barão do Serro Azul
Durante a solenidade que marcou o lançamento do Instituto Instituto do Barão do Serro Azul (Ibasa), no dia 6 de agosto deste ano, o historiador Rogério Bealpino fez um breve relato sobre a trajetória do Barão, que, além de fundador da ACP, fundou o Clube Curitibano e a Impressora Paranaense.
Também foi o maior exportador de erva-mate do mundo, líder, político, mediador e abolicionista, e contribuiu para formação de Curitiba e do Paraná. Bealpino contou algumas curiosidades, como a localização do Engenho Tibagi, de propriedade do Barão e um dos maiores engenhos de erva-mate do mundo, que ficava situado onde hoje se encontra a Pracinha do Batel.
Ildefonso Pereira Correia nasceu em Paranaguá, no Litoral do Paraná, em 6 de agosto de 1849, e foi assassinado em 20 de maio de 1894 em Morretes, também no litoral paranaense. O filme “O Preço da Paz”, resgata a história do Barão que na época da Revolução Federalista negociou com os Maragatos, livrando Curitiba e seus moradores da violência do grupo. O filme está disponível na plataforma YouTube.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.
-
POST 1 DE 9
Leonardo Petrelli Neto recebe Comenda Barão do Serro Azul 2024 da ACP
31 out 2024 às 11h13
-
POST 2 DE 9
O que é a Comenda Barão do Serro Azul, da ACP, entregue a Leonardo Petrelli
4 nov 2024 às 08h00
-
POST 3 DE 9
Quem foi Barão do Serro Azul, que dá nome à comenda da ACP
5 nov 2024 às 08h00
-
POST 4 DE 9
"Família Petrelli é merecedora há tempos", diz presidente da ACP sobre premiação
5 nov 2024 às 21h12
-
POST 5 DE 9
Confira personalidades que já receberam a Comenda Barão do Serro Azul, da ACP
6 nov 2024 às 08h00
-
POST 6 DE 9VENDO AGORA
"É um prêmio de todos colaboradores", diz Petrelli ao receber Comenda Barão do Serro Azul
6 nov 2024 às 20h23
-
POST 8 DE 9
Representantes de entidades destacam Leonardo Petrelli: “Está à frente do tempo"
6 nov 2024 às 22h12
-
POST 9 DE 9
Leonardo Petrelli recebe Comenda Barão do Serro Azul; veja fotos da cerimônia
6 nov 2024 às 22h50