PR pode conquistar fatia ainda maior dos mercados globais, afirma Troyjo
Ex-presidente do Banco dos Brics Marcos Troyjo destaca as vantagens competitivas das empresas do Paraná para mercados globais
Em um cenário internacional marcado por incertezas e novas demandas, o Paraná se posiciona como um dos principais estados brasileiros com potencial para conquistar os mercados globais. O professor Marcos Troyjo, especialista em economia global, destacou as principais vantagens competitivas que impulsionam a internacionalização das empresas paranaenses.
“Eu diria que tem três características que favorecem muito as empresas dessa região. Em primeiro lugar, existe uma grande insegurança alimentar no mundo, não é apenas por conta das guerras na Ucrânia, no Oriente Médio, mas também há uma demanda crescente por alimentos vindo de países como a Índia, como a China, que são países de grande contingência populacional, mas também de acelerado crescimento econômico. O Brasil tem grandes vantagens comparativas da produção de alimentos”, destacou o especialista em entrevista durante o 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (SNIP).
Troyjo é economista, sociólogo e diplomata, além disso já foi presidente do Banco dos Brics e hoje é acadêmico-visitante no Insead e na Universidade de Oxford. Ele apontou que o Brasil também se destaca na transição para uma economia mais sustentável e de baixo carbono. “Energia fotovoltaica, energia do vento, biocombustíveis. Num mundo em que tem tanta insegurança energética, o Brasil aparecer como um jogador que tem essa multi-matriz, faz um diferencial importante e acaba traindo bastante investimento estrangeiro indireto também (…) e mais uma vez as características do Paraná favorecem esse tipo de parceria. “, afirmou.
Apesar do cenário promissor, Troyjo alerta para os desafios que as empresas paranaenses podem enfrentar, como a volatilidade do mercado financeiro internacional e as incertezas políticas. No entanto, o professor enfatiza a importância de contar com administrações preparadas para promover a inserção internacional das empresas e fomentar o comércio exterior.
“É fundamental que as empresas paranaenses estejam preparadas para aproveitar as oportunidades que o mercado global oferece”, disse Troyjo. “Por isso que eu acho que é tão importante você ter administrações, não apenas empresariais, mas também governamentais, que estão voltadas a inserção internacional das empresas brasileiras, promoção de exportações, formação de parcerias, e é isso que nós vamos discutir no seminário de hoje”, disse o economista.
4ª edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
A entrevista com Marcos Troyjo aconteceu durante o SNIP, que conta com uma programação de palestras, workshops e rodadas de negócios, oferecendo aos participantes a chance de ampliar sua rede de contatos e conhecer as principais tendências do comércio internacional.
Desde 2021, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o World Trade Center Curitiba (WTC), unidade local que integra o maior hub de desenvolvimento de negócios do mundo, promovem anualmente o seminário por meio da Gerência de Relações Internacionais.
Entre os convidados especializados em negócios internacionais estão Shri Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil; Gilberto Peralta, presidente da Airbus no Brasil; Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil; Frederico Lamego, superintendente de relações internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do BRICS.
Grandes empresas e instituições como Renault, Volvo, BTG Pactual, Copel, BNDES e Correios também estarão presentes no SNIP, que oferece um ambiente em que os participantes obtêm insights que contribuem na gestão da internacionalização de suas empresas, reduzem os riscos na tomada de decisões, e auxiliam na redução de custos e burocracia interna, aumentando sua competitividade. Durante o Seminário, também acontecerá uma rodada de negócios internacionais com foco nos países do Mercosul.
O Hall das Nações é outro grande atrativo do evento, que reúne representantes do corpo consular do Paraná para troca de experiências e conexões com os participantes em busca de ampliar seus negócios internacionais. A edição de 2023 reuniu 900 inscritos, com 39 palestrantes, em oito painéis e cinco workshops.
O SNIP tem patrocínio da Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Becomex, Martinelli Advogados, Uni.Cloud e Edgenet. E apoio dos Correios, BNDES, Happy Comex, Invest Paraná, Power Tax Brasil, Sebrae, Grupo Ric, TOPVIEW Business, RICtv, Rádio Jovem Pan, RIC.com.br, Travelex Bank e DHL.
Confira a temática dos painéis e palestras do 4º SNIP:
- Agrotech e sustentabilidade
- Exporta Paraná
- Inteligência artificial e tecnologia
- Mercados globais
- Multiculturalidade
- Novas tendências dos negócios internacionais
- OEA e o novo regime de origem
- Operações financeiras internacionais
- Planejamento e operação logística internacional
- Posicionamento da indústria brasileira no mercado global
- Rotas estratégicas para o futuro dos negócios internacionais
Serviço:
4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
Dias 27 e 28 de agosto de 2024
Das 8h às 18h
No Campus da Indústria da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)
Informações: www.wtccuritiba.com.br/seminario
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!
-
POST 1 DE 10
Mais de mil empresários se reúnem no PR para impulsionar negócios internacionais
26 ago 2024 às 14h29
-
POST 2 DE 10
Grupo Ric está presente no SNIP, evento que reúne mais de mil empresários
27 ago 2024 às 10h47
-
POST 3 DE 10
SNIP: Investimento em IA traz retorno em até 14 meses, diz presidente da Microsoft
27 ago 2024 às 11h57
-
POST 4 DE 10
SNIP: Governo do PR está buscando atrair fábricas de microchips, diz Ricardo Barros
27 ago 2024 às 12h44
-
POST 5 DE 10
PR é essencial para o novo combustível de aviação, diz presidente da Airbus no SNIP
27 ago 2024 às 14h51
-
POST 6 DE 10
Empresários do PR encontram com representantes diplomáticos na Fiep
27 ago 2024 às 16h43
-
POST 7 DE 10
Empresário moderniza setor agro do Paraná e apresenta tecnologias no SNIP
28 ago 2024 às 10h16
-
POST 8 DE 10
"Paraná é a bola da vez" nos negócios internacionais, afirma especialista
28 ago 2024 às 11h11
-
POST 9 DE 10VENDO AGORA
PR pode conquistar fatia ainda maior dos mercados globais, afirma Troyjo
28 ago 2024 às 14h45