Por Bozorgmehr Sharafedin
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo avançavam nesta quinta-feira, por otimismo com a força da economia dos Estados Unidos e da Europa e por expectativas de que a Opep e seus aliados manterão seus cortes de oferta em vigor.
O petróleo Brent subia 0,96 dólar, ou 1,53%, a 63,7 dólares por barril, às 8:08 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,04 dólar, ou 1,76%, a 60,2 dólares por barril.
Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados incluindo a Rússia, conhecidos em conjunto como Opep+, se reunião nesta quinta-feira para reavaliar sua política de produção.
A Opep+ debaterá opções para maio e adiante incluindo uma prorrogação dos níveis atuais de corte de oferta e um gradual aumento de produção, disseram três fontes do grupo.
A Opep+ reduziu a produção em cerac de 7 milhões de barris por dia (bpd) visando apoiar os preços e reduzir a sobreoferta. Além disso, a Arábia Saudita tem reduzido a oferta em 1 milhão de bpd adicionais de maneira voluntária.
“Dada a recente oscilação nos preços, junto com o ressurgimento de preocupações com a demanda, há um consenso crescente de que a Opep+ provavelmente prorrogará os cortes atuais por mais um mês”, disse o analista do ING, Warren Patterson.
A Opep+ reduziu sua previsão para o crescimento da demanda por petróleo neste ano em 300.000 bpd por causa dos novos lockdowns que têm sido adotados contra o coronavírus.