Seminário oferece oportunidades de internacionalização de negócios paranaenses
Encontro prévio ao 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, que acontece em agosto, reuniu empresários e representantes consulares
Com a expectativa de reunir mais de mil empresários paranaenses e representantes do corpo consular no estado, a quarta edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (SNIP), acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. E faltando pouco mais de um mês para o seminário, um pré-evento com a presença de cônsules e representantes da indústria, realizado nesta quarta-feira (24), marcou o início dos debates e do networking para a internacionalização dos negócios paranaenses.
O 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná é o maior evento do tema no estado. É realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em conjunto com o World Trade Center (WTC) Curitiba. O evento conta também com a parceira da TOPVIEW Business.
Seminário é destaque entre os eventos do gênero no Brasil
Para Daniela Abreu, presidente do WTC Curitiba, o seminário é o fórum ideal para identificar oportunidades de negócios nas mais diversas áreas.
“Realmente é um dos maiores eventos do Sul do Brasil na área de negócios internacionais. Este ano a expectativa é reunir mais de mil pessoas, a sua maioria empresários, para falar de negócios internacionais com as lideranças das empresas, com os governos e com o corpo consular, além de discutir a atração de investimentos, comércio exterior e relações internacionais. O principal intuito do evento é fomentar as relações internacionais que geram negócios internacionais. Então o evento vem para mostrar para o Paraná o que existe de oportunidade no mundo e mostrar para o mundo a riqueza do Paraná e dos negócios do Paraná, para gerar esse intercâmbio de negócios”, afirma.
Encontro preliminar fortalece relações para o intercâmbio internacional
O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, destaca a importância também desse encontro preliminar, que estabelece os contatos prévios que futuramente gerarão o intercâmbio internacional.
“Hoje neste pré-encontro nós temos a presença de todo o corpo consular do estado do Paraná. São pessoas importantíssimas nas relações bilaterais, seja nas organização de missões internacionais onde os empresários e o industrial paranaense visitam vários países para fechar negócios e participar de feiras internacionais, seja para fazer o que nós chamamos de vigilância tecnológica, para trazer as últimas tecnologias que existem no mundo para os mais diversos ramos da indústria paranaense. E esse corpo consular também nos ajuda a receber delegações, fazer as relações bilaterais para que a gente possa cada vez mais internacionalizar a indústria paranaense. O mercado brasileiro é um mercado de 200 milhões de pessoas, é um mercado muito forte, mas nós estamos falando de um mundo que tem 8 bilhões de pessoas”, resume o representante da Fiep.
Ele destaca o grande potencial que o estado tem para exportar alimentos e produtos industrializados de diversos setores.
“Cada vez as pessoas estão precisando mais de alimentos. E qual o país do mundo que tem capacidade, sem derrubar uma árvore, alimentar o mundo? O Brasil. E dentro do Brasil, o Paraná de destaca. Então nós temos grandes oportunidades no mundo, seja na exportação de alimentos, nas proteínas animais, como frango, como suíno, seja com produtos da derivação de mandioca, nossos sucos. Nós fomos agora procurados por países da Ásia que querem comprar nosso sucos naturais. Além de alimentos, nós exportamos madeira para Europa, para os Estados Unidos, para ser usada na parte de embalagem e na construção civil. E temos exportações de caminhões, máquinas pesadas, máquinas agrícolas”, complementa Mohr.
Corpo consular mostra otimismo com o futuro dos negócios internacionais
O otimismo e a expectativa pela realização de novos acordos comerciais são comuns aos cônsules presentes no evento de lançamento do seminário. O representante da Argentina, por exemplo, lembra da proximidade e da parceria histórica entre os dois países.
“Para a Argentina o Brasil é o nosso principal parceiro comercial e também em outras questões. Somos vizinhos, países irmãos, então tudo que acontece entre Brasil e Argentina é de muita importância. Este seminário é um elemento a mais para aprofundar esse relacionamento para que possamos seguir trabalhando com a Fiep, para que os empresários dos dois países possam trabalhar em conjunto e fazer negócios”, destaca Alejandro Ocampo, cônsul-adjunto da Argentina em Curitiba.
Leia também:
Evento do Grupo RIC discute a conjuntura econômica e comercial do agronegócio
Já para Roseanne Lunardelli Salomon Fontana, cônsul honorária da Finlândia para o Paraná e Santa Catarina, o seminário mostra que o Paraná está preparado para essa troca de experiências e oportunidades no comércio internacional.
“É muito importante estarmos reunidos com todos os cônsules e empresários. O Paraná está de braços abertos para receber oportunidades e a Finlândia, da mesma forma, está à disposição para trazer uma representatividade e oportunidade. Eu sei que há o interesse em jovens talentos, em inovação em tecnologia, e a Finlândia está atraindo. O país tem no Brasil e também na Índia dois polos de busca de talentos. Nós temos o ‘Team Finland’ que está oportunizando jovens que queiram buscar a sua pós-graduação ou internacionalizar as suas startups. Então estamos de braços abertos para a troca de experiências e oportunidades”, destaca.
Seminário se consolida como importante fórum de negócios
O Seminário de Negócios Internacionais do Paraná é realizado anualmente desde 2021 pela Fiep, por meio da Gerência de Relações Internacionais, juntamente com o WTC Curitiba, unidade local que integra o maior hub de desenvolvimento de negócios do mundo.
Na edição deste anos já estão confirmadas as presenças de Shri Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil; Gilberto Peralta, presidente da Airbus no Brasil; Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil; Frederico Lamego, superintendente de relações internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do BRICS.
Grandes empresas e instituições como Renault, BNDES e Correios também estarão presentes no SNIP. O seminário oferece um ambiente em que os participantes obtêm insights que contribuem na gestão da internacionalização de suas empresas, reduzem os riscos na tomada de decisões, e auxiliam na redução de custos e burocracia interna, aumentando sua competitividade. Durante o Seminário, também acontecerá uma rodada de negócios internacionais com foco nos países do Mercosul.
O evento conta ainda com o Hall das Nações. O espaço reúne representantes do corpo consular do Paraná, para troca de experiências e conexões com os participantes.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui