260 urnas eleitorais foram substituídas durante as eleições no PR
De acordo com o último levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, 260 urnas eleitorais precisaram ser substituídas em todo o Paraná, durante as eleições realizadas neste domingo (02). O montante corresponde a 1% do total. O número é considerado dentro do esperado, que é de 1% a 3%.
Os equipamentos com problemas técnicos foram substituídos por outros de contingência, com as mesmas informações. Os votos registrados até a substituição da urna com defeito foram computados normalmente.
Ao todo 25.856 urnas estavam espalhadas em 4.768 locais de votação.
Comparação
No primeiro turno em 2020, houve 187 substituições de urnas eletrônicas em todo o estado. Naquele ano, não houve identificação do eleitorado pela biometria e as pessoas votaram em apenas dois cargos.
Em 2018, também no primeiro turno, foram 504 urnas substituídas em todo o Estado
Ocorrências
Conforme a Polícia Militar, foram registrados no estado, até o final da tarde, três casos de compra de voto, 16 ocorrências de boca de urna, 43 situações de propaganda irregular e duas prisões em flagrante, nos municípios de Jandaia do Sul e Nova Prata do Iguaçu. Em todo o Paraná, foram registrados 15 termos circunstanciados.
Em 2020, houve o registro de 115 casos de “boca de urna” e 16 de compra de voto.
As pessoas que cometeram crimes eleitorais de menor potencial ofensivo, como boca de urna, foram encaminhadas pela Polícia Militar ao Fórum Eleitoral de Curitiba, onde foi feito boletim de ocorrência, termo circunstanciado e audiência. No interior do estado, os trâmites seguiram os mesmos procedimentos.