A pandemia vai acabar com o turismo?
Em meio a pandemia de Codiv-19 a indústria do turismo mundial foi seriamente afetada. Como não sabemos quando acabará a quarentena muitas pessoas começam a se perguntar: A pandemia vai acabar com o turismo?
As notícias de acordo com veículos de comunicação importantes em nosso país e no exterior infelizmente não são nada animadoras. Realmente as quedas nas ocupações de hotéis, nas vendas de passagens aéreas e para os destinos em todo o mundo são na casa dos bilhões de dólares.
O jornal carioca “ O Globo “, publicou uma matéria em Abril que o setor de turismo internacional convive com uma incerteza já que não existe uma previsão para retorno às atividades. Já a rede internacional de notícias CNN, com uma sucursal no Brasil em matéria publicada em seu website trás um panorama das perdas no turismo nacional e algumas negociações do setor do turismo com estados e municípios para que as perdas possam ser minimizadas.
O portal RICMAIS trouxe uma abordagem que na minha opinião acrescentou mais aos leitores já que abordou os temas que envolvem a crise no setor de turismo e se preocupou em trazer informações do que as pessoas que já tinham uma viagem e não sabem o que podem fazer e seus direitos como consumidores..
Eu que sou colunista aqui no portal da RICMAIS e apresento um canal de variedades chamado Descomplica Brasil na plataforma Youtube, também abordei o tema do setor de turismo neste período de pandemia. Entrevistei Ronald Zancam, diretor da operadora de turismo RZ Turismo, sediada no estado de Santa Catarina. Nessa entrevista conversamos sobre o setor de turismo e alguns pontos bem interessantes foram levantados e quero dividir com vocês.
Em nossa entrevista falamos da operação que foi montada para trazer os clientes da agência de volta ao Brasil e do trabalho que a RZ Turismo realizou para dar suporte às companhias aéreas para atender clientes que tinham dúvidas de o que fazer. Ou porque estavam em destinos e precisavam voltar para casa ou que tinham viagens marcadas. Outro ponto interessante foi a mudança de comportamento dos consumidores que como todos nós, compram pacotes turísticos, ou que simplesmente compram passagens e hospedagem por sites de viagem.
As pessoas que resolviam tudo sozinhas passaram a valorizar mais as operadoras de turismo físicas e a figura do agente de viagens que estava meio esquecido com todas as ferramentas criadas para viabilizar roteiros com preços mais baixos e competitivos. Obviamente essas ferramentas não podem ser desvalorizadas, pois são muito importantes. Também falamos das tendências em um primeiro momento pós-pandemia de um turismo mais regional, ou seja, as pessoas irão para cidades ou estados mais perto de casa.
Primeiro que com a crise econômica gerada pela pandemia de Coronavírus 19 não permitirá gastos mais ousados como viagens internacionais e dois porque as pessoas ainda terão um certo receio de voarem. Entretanto isso aos poucos vai passar e as viagens voltarão aos poucos ao normal. E mesmo com todas as incertezas existem consumidores que estão se programando para viagens de natal e ano novo por agora. De acordo com Ronald essa é a hora de comprar pacotes com preços bem atrativos. Não podemos esquecer que as companhias aéreas e as redes de hotéis estão dando créditos de um ano para os clientes que já haviam comprado utilizarem os serviços.
Claro que isso também foi possível devido às medidas provisórias 948/2020 e a medida 928/2020 que tratam de proteger os consumidores e empresas do setor de turismo. Foram abordados outros assuntos,mas isso gostaria de comida-los a assistir o vídeo “ A Pandemia vai acabar com o Turismo? “ no canal Descomplica Brasil. Link https://www.youtube.com/watch?v=0vKr1RBS4dU
Abaixo também deixo os links das matérias mencionadas dos portais RICMAIS, G1/GLOBO e CBN Brasil.
https://ric.com.br/noticias/noticias-coronavirus/coronavirus-tenho-uma-viagem-marcada-o-que-fazer/