Acidente da Voepass: 1ª reunião da comissão externa aprova 13 requerimentos

A comissão deve investigar o acidente da Voepass do início de agosto e definir medidas para impedir que casos semelhantes aconteçam

Publicado em 27 ago 2024, às 20h26.

Nesta terça-feira (27), a Câmara dos Deputados realizou a primeira reunião da comissão externa criada para monitorar investigações sobre o acidente aéreo da Voepass. O caso aconteceu no início do mês e todas as 62 pessoas a bordo do avião morreram.

Acidente da Voepass: 1ª reunião da comissão externa acontece nesta terça (27)
O acidente da Voepass aconteceu em 9 de agosto de 2024 (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

A princípio, a comissão tem 37 integrantes que devem acompanhar a investigação realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Eventualmente, os deputados devem propor, via medidas legislativas, melhorias nas normas de segurança aérea.

Durante a primeira reunião, a comissão aprovou 13 requerimentos, entre eles,  o convite ao chefe de investigação de acidentes do Cenipa, Marcelo Moreno, para comparecer ao colegiado. O representante deve ser ouvido no dia 10 de setembro.

Além disso, o presidente da Voepass, José Luiz Felício Filho, também foi convidado a comparecer à comissão. 

De acordo com o relator dos trabalhos do grupo, deputado Padovani (UNIÃO-PR), o objetivo da comissão não é identificar um culpado pelo acidente da Voepass. “A nossa intenção não é de fazer uma caça às bruxas”, afirmou. “Nós queremos propor medidas para que isso não aconteça mais”.

Audiências do acidente da Voepass devem durar até dezembro

A expectativa inicial de Padovani é que as audiências durem até dezembro e que o relatório seja concluído até fevereiro. O Cenipa divulgará um relatório preliminar sobre o acidente em 6 de setembro.

Acidente da Voepass: 1ª reunião da comissão externa acontece nesta terça (27)
O deputado Padovani (União-PR) será responsável por redigir o relatório final com as conclusões da comissão (Foto: Câmara dos Deputados)

Até então, alguns especialistas levantaram a hipótese de formação de gelo nas asas como possível fator contribuinte para o acidente. Naquele dia, foram emitidos alertas para a formação de gelo severo na região.

Por fim, os parlamentares também planejam uma visita técnica para averiguar a situação e o andamento das operações da oficina de manutenção da Voepass. Para isso, eles irão até o município de Ribeirão Preto (SP), no mesmo estado onde o avião caiu.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!