Deputado Alexandre Curi é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná
O paarmalentar já havia sido eleito em agosto, mas a decisão foi anulada
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) elegeu, nesta segunda-feira (11) o atual primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), como o futuro presidente da Casa para o biênio 2025/26 com mandato de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.
O parlamentar já tinha sido eleito em agosto na chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo, mas a decisão foi anulada.
De acordo com a Alep, a alteração busca dar segurança jurídica à eleição da Mesa Diretora. “Após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ingressar com uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a antecipação de eleições em várias Assembleias do país. As ADIs da PGR são contra dispositivos de regimentos internos de Assembleias que permitem a antecipação das eleições da Mesa e tramitam no Supremo Tribunal Federal”.
No entendimento da procuradoria, o marco temporal para a realização da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deveria ser o mês de outubro.
Leia mais:
- TRF-4 afasta ilegalidade na contratação de outdoor e mantém procurador da Lava Jato no cargo
- Após agressão com guarda-chuva, diretora de casa lar é afastada de adolescente
O Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra em fevereiro o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo. Já Alexandre Curi vai assumir a presidência pela primeira vez.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!