Alexandre Curi não descarta possível candidatura ao governo do Paraná em 2026

Apesar de destacar que ainda é cedo para projetar as eleições de 2026, Curi reforça que receber a proposta em abril de 2026 estará pronto

Publicado em 13 ago 2024, às 11h28.
POST 3 DE 3

O deputado estadual Alexandre Curi, eleito presidente da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), não descarta uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. Apesar de classificar como “cedo” para definir projeções para as eleições estaduais, o político reforça que é hora de se preparar para uma hipotética disputa.

Alexandre Curi destaca que é cedo para pensar no governo do estado, mas reforça que pretende se preparar
Alexandre Curi destaca que é cedo para pensar no governo do estado, mas reforça que pretende se preparar (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

Nesta segunda-feira (12), Alexandre Curi foi eleito novo presidente da Alep e deve assumir o cargo em 1º de fevereiro de 2025., quando Ademar Traiano deixa o cargo. Questionado se usaria o posto de liderança como um trampolim para uma candidatura ao governo do Paraná, Curi negou.

“Em relação à presidência da assembleia, jamais vou usar o cargo de trampolim para disputar um cargo maior em 2026. Até porque, historicamente, os presidentes da assembleia não disputam o governo do estado. Mas eu estou me preparando há dois anos. Estou dentro do PSD, o qual é o maior partido do Paraná, e que tem como seu presidente a maior liderança, o governador Ratinho Jr, que tem 77% de aprovação e índices altíssimos para disputar o Senado ou outros cargos”, comentou Curi.

Alexandre Curi esteve nos estúdios da rádio Jovem Pan, em Curitiba
Alexandre Curi esteve nos estúdios da rádio Jovem Pan, em Curitiba (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

Apesar não cravar que é o objetivo principal a disputa nas eleições de 2026, o deputado de 45 anos declarou que usará os próximos anos para se preparar.

“Eu tenho dito que é o momento de quem pensa em disputar o Palácio Iguaçu, de se preparar, de viajar o Paraná, de conhecer todas as regiões. É muito cedo para discutir de 2026, mas eu posso dizer que dentro do meu partido além do meu nome, existem outros nomes que pretendem e tem condições de disputar o governo do estado em 2026, eu digo aos paranaenses que se esta oportunidade aparecer a partir de abril de 2026, eu estarei pronto. Estarei preparado. Tenho seis mandados de deputado estadual, por quatro vezes fui o mais votado do Paraná. Conheço 392 municípios e até dezembro vou conhecer os 399 municípios do estado”, concluiu Curi.

Assista à entrevista completa:

Eleição de Alexandre Curi na Alep

votação da nova mesa diretora da Alep aconteceu nesta segunda-feira (12), em Curitiba. A chapa única, chamada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo” recebeu 53 votos de deputados e foi eleita por unanimidade.

Alexandre Curi em primeira entrevista após eleição na Alep
Alexandre Curi em primeira entrevista após eleição na Alep (Foto: Guilherme Becker/ RIC.com.br)

A deputada Flávia Francischini, do União Brasil, foi escolhida como primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente e o deputado Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice-presidente. 

Outro cargo que já tem um nome definido é a primeira secretaria, que a partir do ano que vem será comandada pelo deputado Gugu Bueno (PSD). A deputada Maria Victória (PP), mantém o controle da segunda-secretaria.

Já os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos), e Goura, do PDT, serão os responsáveis pela terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui