Alvo de busca contra comitê e investigações: assuntos esquentam debate na RICtv

O assunto gerou uma forte discussão entre os candidatos. Confira o embate entre Tiago Amaral (PSD) e Maria Tereza (PROGRESSISTAS) abaixo!

Publicado em 19 out 2024, às 22h45. Atualizado em: 20 out 2024 às 00h23.
POST 8 DE 10

A RICtv RECORD realiza, na noite deste sábado (19), debate entre candidatos a Prefeitura de Londrina, para o segundo turno das eleições municipais. Os candidatos Tiago Amaral (PSD) e Maria Tereza (PROGRESSISTAS) abordaram supostas investigações e denúncias que envolvem as campanhas.

Mandados contra o comitê foram cumpridos pela Justiça Eleitoral (Foto: reprodução / RICtv Londrina)

Tiago Amaral se defendeu das questões levantadas por Maria Tereza, que afirmou que o candidato é alvo de investigações. Ele afirmou que nunca respondeu a qualquer tipo de processo em sua vida. Tiago garantiu que não há nenhuma investigação em curso contra ele e mencionou ter certidões que comprovam sua idoneidade. O candidato destacou que essa situação o diferencia de sua adversária na disputa pela prefeitura.

Tiago Amaral (PSD)
Tiago Amaral (PSD), candidato a prefeito de Londrina, durante debate da RICtv Record (Foto: reprodução / RICtv)

Por outro lado, Maria Tereza enfrentou questionamentos sobre uma operação realizada pela Justiça Eleitoral na última quinta-feira (17), em uma chácara em Londrina que supostamente estaria sendo usada como comitê de campanha de sua equipe. A ação foi resultado de um pedido da chapa de Tiago Amaral.

Maria Tereza
Maria Tereza (PROGRESSISTAS), candidata a prefeita de Londrina, durante debate da RICtv Record (Foto: reprodução / RICtv)

Em sua defesa, Maria afirmou que a operação foi falsa, conduzida com base em desculpas inventadas para enganar o juiz. Segundo a candidata, as autoridades entraram no local três vezes. Ela também relatou estar lutando contra o “sistema” e contra pessoas poderosas que querem interferir no processo eleitoral, mencionando inclusive que sua mãe, que teria sido alvo de ameaças, está com segurança em casa.

Acompanhe o debate da RICtv

Neste sábado (19), os candidatos que concorrem à Prefeitura de Londrina no 2º turno das Eleições Municipais 2024 participam do debate da RICtv RECORD. O evento é transmitido ao vivo pela RICtv através do canal 9.1, na Rádio Jovem Pan News FM Londrina, no dial 104,5 além dos canais do YouTube da RICtv Londrina e no portal RIC.com.br.

Clique aqui para acompanhar o debate da RICtv Londrina.

Confira abaixo como serão as regras dos Debates da RICtv

O debate será dividido em quatro blocos. O confronto vai usar o princípio do Banco de Tempo, onde os candidatos deverão administrar o próprio relógio no debate.

Os microfones ficarão abertos durante todo o tempo, caso haja interrupções na fala do outro. A ordem dos candidatos foi definida em sorteio.

Ao todo, o primeiro bloco terá 20 minutos de confronto entre os candidatos com tema de livre escolha. Cada concorrente poderá administrar o tempo de 10 minutos como preferir, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

Leia mais:

O tempo poderá ser utilizado da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para outro bloco.

Cada um dos candidatos receberá o tempo de 10 minutos por tema/rodada. Por exemplo, se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 9 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

Ainda no quarto bloco, o debate chegará ao fim e cada candidato poderá usar 1 minuto para as suas considerações finais.

O candidato que considerar ter sofrido ofensa por afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica durante o debate, poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Apenas o próprio candidato é quem pode fazer esta solicitação no momento da ofensa.

O mediador vai avisar, ao vivo, à equipe de produção, bem como à audiência sobre a solicitação. Uma comissão formada pela direção de Jornalismo e por membros do Departamento Jurídico do Grupo RIC definirá se cabe ou não direito de resposta.

Caso o direito seja concedido, a resposta será de 45 segundos e será feita no início do bloco seguinte, exceto no caso do último bloco, quando deve acontecer dentro do mesmo bloco.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.