Aplicativo e-título enfrenta instabilidade em razão do volume de acessos

Publicado em 15 nov 2020, às 10h53.

Na manhã deste domingo (15), diversos eleitores paranaenses relataram problemas para acessar o aplicativo e-título, documento virtual que substitui o título de eleitor na hora da votação.

Entre as principais queixas dos eleitores estão a falha na tentativa de justificar o voto e na busca para identificar o local correto de votação, tendo em vista que muitas zonas foram alteradas para evitar aglomerações.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a instabilidade no uso do aplicativo e-título acontece em razão do excesso de acessos. Até às 8h30, cerca de 400 mil eleitores já usaram o aplicativo.

“A área técnica do TSE informa que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos. Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos. Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços”.

Outros canais de comunicação

Caso o eleitor não consiga obter as informações que precisa pelo aplicativo e-título, a orientação é que tente utilizar os canais abaixo:

Ainda de acordo com o TSE, caso o eleitor não consiga resolver o problema com nenhum dos canais indicados acima, a orientação é que se dirija ao seu local de votação antigo para buscar mais informações sobre possíveis mudanças.