Após atentado, prefeito candidato à reeleição de Taboão da Serra vota escoltado

O prefeito e candidato à reeleição José Aprígio (Podemos) foi baleado em um atentado no dia 18 de outubro e ficou 8 dias internado

Publicado em 27 out 2024, às 17h34.

José Aprígio (Podemos), prefeito e candidato à reeleição em Taboão da Serra (SP), votou escoltado neste domingo (27), no segundo turno. Ele recebeu alta do Hospital Albert Einstein neste sábado (26), após ficar internado por 8 dias. Aprígio foi baleado em um atentado no dia 18 de outubro, na BR-116. O carro em que ele estava levou cinco tiros e um deles atingiu seu ombro.

Prefeito ficou internado por 8 dias e votou após receber alta (Foto: Redes Sociais)

Segundo nota divulgada pela assessoria do candidato, ele votou sob “grande emoção”. “Voltar aqui para votar é mais do que um dever, é uma vitória da fé e da resistência. Agradeço o apoio e a força que recebo de todos vocês e reafirmo meu compromisso com uma Taboão da Serra mais forte e desenvolvida”, disse a nota do prefeito.

Ele estava acompanhado de sua esposa, filhas, netos e seu candidato a vice, deputado Eduardo Nóbrega (Podemos). Em vídeo, é possível ver o candidato usando uma tipoia e acompanhado por, pelo menos, 4 policiais militares portando fuzis de alto calibre

O atual prefeito disputa o segundo turno com Engenheiro Daniel (União). No primeiro turno, Daniel recebeu 48,98% dos votos válidos e quase se elegeu. O prefeito do Podemos ficou em segundo, com 25,93% dos votos.

No dia 18, Aprígio estava a caminho de um almoço na avenida Marechal Castelo Branco, quando um veículo emparelhou o carro do prefeito, um Jeep Renegade blindado, e um de seus ocupantes disparou ao menos cinco vezes contra ele. Na nota, Aprígio chama de “milagre” ter sobrevivido ao ataque.

“Estou confiante no trabalho das polícias e também na justiça de Deus. Eu sou um milagre e agradeço ao povo de Taboão pelo carinho, orações e todas as mensagens que recebi.”

Há cinco dias, o prefeito publicou em suas redes sociais um vídeo onde falou, ainda acamado, sobre o incidente. “Está sendo muito difícil”, afirmou no vídeo. Aprígio aparece chorando com diversos curativos no corpo.

O atentado está sob investigação da Polícia Civil. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decretou a prisão de um homem suspeito envolvido no ataque a tiros. Investigações da Polícia Civil identificaram dois veículos que teriam sido usados no crime. Segundo a instituição, ambos os veículos foram encontrados em Osasco, na Grande São Paulo.