Audiência Pública reúne empresários e estudantes sobre impactos do aumento na passagem de ônibus de Curitiba
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu nesta segunda-feira (20) uma audiência púbica para debater os impactos do valor da passagem de ônibus na capital. Convocada pelo deputado estadual Requião Filho (PT), o encontro contou com a participação do deputado federal Tadeu Veneri (PT), do membro Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA), professor Lafaiete Neves, dos empresários Felipe Petri e Fredy Santos, além de advogados e estudantes.
A discussão reforçou que o recente aumento definido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), equivale a 9,09%, valor bem acima da inflação acumulada de 5,77% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Também foi lembrando que a tarifa alta prejudica diretamente os estudantes e onera a folha de pagamento das empresas. No final do debate, o entendimento foi que é preciso rever o modelo municipal e até o intermunicipal.
“Com a passagem de ônibus reajustada para R$ 6 neste mês de março, Curitiba passa a integrar um seleto grupo de capitais brasileiras com a tarifa mais cara do país e isso já impacta significativamente no bolso dos empresários locais”, afirmou Requião Filho.