Aumenta déficit da previdência de Curitiba - 10 a 14 de junho

Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso
Publicado em 10 jun 2024, às 12h13.
POST 3 DE 3

A Prefeitura de Curitiba recém enviou um projeto de lei para o Legislativo da Capital com o objetivo de atualizar o Plano de Equacionamento do Déficit da Previdência. Isso porque, o novo balanço aumenta a perspectiva de resultado negativo em R$ 1,68 bilhão. Contudo, o executivo ainda nutre a expectativa de zerar o déficit até o ano de 2055.

A Prefeitura contratou uma consultoria para a reelaboração do Plano. Dessa forma, a proposta, que será analisada no legislativo nos próximos meses, aumenta os aportes que o Executivo deverá realizar nos próximos 30 anos. Ou seja, para que seja possível equalizar as contas da Previdência no prazo estipulado, a Prefeitura vai fazer repasses maiores para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, que dá as bases para a proposta de Orçamento, prevê uma fatia de 22,64% do Orçamento da cidade para a previdência. Assim, a despesa com a Previdência será, novamente, a maior de Curitiba entre as áreas de administração. A Prefeitura também justificou o aumento do déficit devido a elevação da taxa de juros e também a flutuação da inflação, além do aumento de algumas bases salariais.

Outros assuntos para ficar de olho:

  • Comissão da Câmara aprova proibição da venda de fogos de artifício com estampido;
  • Vereadores votam polo de noivas na capital;
  • Ippuc quer ampliar hortas urbanas em Curitiba;
  • Linha verde na região do Atuba tem trânsito liberado.