Autoridades lamentam o falecimento do deputado Rubens Recalcatti

Publicado em 10 abr 2021, às 09h24. Atualizado às 09h25.

Autoridades do Paraná e amigos do deputado estadual Rubens Recalcatti (PSD), que faleceu vítima de um infarto fulminante na noite desta sexta-feira (9), lamentaram a perda e ofereçam suas condolências para familiares do delegado. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa decretaram luto oficial de três dias em memória do deputado.

Recalcatti tinha 72 anos, trabalhou por 23 anos como delegado no Paraná, e atuava em defesa dos direitos dos profissionais de segurança pública. O deputado deixou dois filhos.

Ainda na noite de sexta, o governador Carlos Massa Ratinho Junior prestou sua homenagem ao político.

“É uma perda imensa para o Paraná. O deputado sempre defendeu a sociedade e os profissionais da segurança pública com muita dedicação. A todos os seus familiares e amigos, meus profundos sentimentos”.

afirmou Ratinho Junior.

O vice-governador Darci Piana também falou sobre a situação. “Que Deus conforte os familiares e receba o amigo Recalcatti, que tanto fez em vida pelo Paraná e sua gente”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB) também se manifestou sobre o falecimento, ressaltando a falta que o deputado Recalcatti fará no convívio político.

“Uma perda muito grande para a nossa Assembleia Legislativa e o Paraná. Um deputado exemplar, defensor dos profissionais de segurança e que vai fazer muita falta no nosso convívio no Legislativo. A todos os familiares os meus mais profundos sentimentos”.

comentou Traiano.

No Twitter, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), lamentou a perda do colega.

O advogado Pedro Gallotti Kenicke, da Dotti e Advogados, deixou suas condolências aos familiares e amigos do delegado. “Minhas condolências aos familiares e amigos do Dep. Est. Rubens Recalcatti. Sua atuação foi importante na ALEP (@assembleia_PR) para fortalecer os CONSEGs em todo o Paraná”, escreveu o advogado no Twitter.

O deputado do Carmo (PSL), segundo vice-presidente da Assembleia, relembrou seu primeiro encontro com Recalcatti na Assembleia Legislativa e a receptividade do colega. “Mais do que um colega deputado, Recalcatti era um amigo que a vida nos concedeu, espalhando o respeito por onde passava. Nossos sinceros sentimentos à família, à toda assessoria e aos amigos”.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri (PSD), lembrou a luta do colega de partido na segurança pública. “O Paraná perde um servidor que tinha o combate ao crime como missão de vida e um parlamentar sempre voltado à defesa do bem-estar dos paranaenses. O legado ficará para sempre na sua tão amada Polícia Civil e também na Assembleia Legislativa. Que Deus conforte a família neste momento de dor. Vá em paz, meu amigo”.

O deputado Professor Lemos (PT), líder da Oposição, na Assembleia, lembrou da luta com Recalcatti em favor dos servidores públicos estaduais. “Lamentamos o falecimento do colega de parlamento, delegado Recalcatti. Estivemos juntos em diversos debates acerca da segurança pública e o funcionalismo público. Toda a nossa solidariedade aos amigos e familiares”.

A deputada Cantora Mara Lima (PSC) usou o Instagram para lamentar a morte do colega. “Deixo meus sentimentos à toda família e amigos. Perdemos um grande íder, um ótimo parlamentar e amigo. Vamos orar para Deus consolar sua família nesse momento tão difícil!”.

Outras autoridades também fizeram postagens em agradecimento ao trabalho desempenhado por Recalcatti. Confira:

“Lamento profundamente a morte do Delegado/Deputado Rubens Recalcatti. Atuamos em muitos inquéritos presididos por ele. Sempre respeitoso com a Advocacia. Nossas condolências para a família e amigos.”, escreveu o advogado criminal Elias Mattar Assad, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.

Quem assume a cadeira do delegado Recalcatti na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) é o ex-deputado Ademir Bier (PSD). Ele é o 3º suplente da chapa PSD/PSC de 2018, já foi deputado estadual por quantro mandatos desde 1998 e 2017.

Sepultamento

O deputado estadual Rubens Recalcatti será velado na Capela Vaticano (capela Turquesa), no bairro Bom Retiro. O sepultamento ocorrerá às 17h deste sábado (10) no Cemitério Paroquial Santa Felicidade. Por conta das restrições sanitárias relativas à pandemia, mesmo que o deputado não tenha sido vítima da covid-19, o velório e sepultamento deverão ser restritos para evitar aglomeração.