Bolsonaro é o mais citado nas redes, Lula lidera menções positivas e Tebet ultrapassa Ciro no Twitter
O primeiro debate presidencial, realizado no último domingo (28), nos estúdios da Band, em São Paulo, deixou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como o candidato com mais interações associadas ao seu nome nas redes. No entanto, foi Lula (PT), segundo colocado no total de interações, que teve o maior percentual de menções positivas no Twitter. As informações são da VoxRadar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.
- Leia também: Ricardo Gomyde (PDT) é o segundo convidado da série de sabatinas com candidatos ao governo do PR
Entre 21h e 23h59 do domingo, Bolsonaro somou 3,7 milhões de interações em torno do seu nome, entre postagens, likes, reações, comentários e compartilhamentos no Facebook, Instagram e Twitter. O presidente teve 2,8 milhões dessas interações justamente no Twitter, no entanto, 63% das postagens que geraram essas interações foram negativas, apenas 27% foram positivas e 10% neutras.
Já o ex-presidente Lula teve números mais favoráveis, 50% das postagens positivas, 40% negativas e 10% neutras, gerando um total de 2 milhões de interações nesta rede. No Instagram, ambos estiveram na casa das 500 mil postagens, com vantagem para Bolsonaro, que ainda foi citado mais que o dobro de vezes de Lula no Facebook (372 mil x 182 mil). O petista fechou a noite do domingo com 2,7 milhões de interações ao todo.
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) registraram números similares. Tebet, que bateu de frente com Bolsonaro em alguns momentos, teve mais interações no Twitter, com quase 1 milhão, enquanto Ciro chegou próximo das 900 mil. Ciro teve maior percentual de menções positivas (29% contra 17% de Simone), mas também de negativas (40% x 31%), uma vez que Tebet gerou 53% de menções neutras. Somadas todas as redes, o pedetista teve leve vantagem em interações, com 1,4 milhão diante de 1,3 milhão de Tebet.
Soraya Thronicke (União), com 310 mil, e Felipe D’ávila (NOVO), com 174 mil interações, também tiveram no Twitter a rede com mais interações, porém registraram percentuais muito distintos na sentimentalização das postagens realizadas. Enquanto 80% das citações ao candidato do NOVO foram neutras, 57% das menções à senadora, que assim como Tebet teve momentos de antagonismo com Bolsonaro, foram negativas.