Bolsonaro hasteou bandeira preta de guerra no Palácio do Alvorada? Veja se é verdade

Publicado em 21 dez 2022, às 12h19. Atualizado às 12h25.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um suposto evento no Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (19), em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) hasteia uma bandeira preta, que significaria uma declaração de guerra. As imagens são falsas, conforme checagem do site Boatos.org.

Segundo apoiadores do presidente, Bolsonaro havia mandado retirar a bandeira do Brasil em frente à Alvorada para colocar no lugar a bandeira preta, o que indicaria que o comando do país está nas mãos das Forças Armadas a partir de agora.

“O Presidente Bolsonaro está cansado de tudo e mandou hastear uma bandeira preta no lugar em que fica a bandeira oficial do Brasil em Brasília, mais precisamente no Palácio do Alvorada”, diz a mensagem que viralizou na internet.

Alguns bolsonaristas alegam, inclusive, que o presidente foi condecorado durante a cerimônia.

Vídeo que mostra Bolsonaro hasteando bandeira preta é falso

O site Boatos.org identificou que o vídeo sobre o suposto evento no Palácio da Alvorada é, na realidade, um trecho da cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, que ocorre diariamente às 18 horas. A “bandeira preta” é a bandeira-insígnia da Presidência que é verde, utilizada durante a cerimônia.

O ângulo do vídeo faz com que a cor da bandeira pareça mais escura. Outro indício que a informação é falsa é a ausência de divulgação em fontes confiáveis. Além disso, as mensagens que circulam são vagas, alarmistas e contêm erros de gramática.