Bolsonaro hasteou bandeira preta de guerra no Palácio do Alvorada? Veja se é verdade
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um suposto evento no Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (19), em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) hasteia uma bandeira preta, que significaria uma declaração de guerra. As imagens são falsas, conforme checagem do site Boatos.org.
- Leia também:
Segundo apoiadores do presidente, Bolsonaro havia mandado retirar a bandeira do Brasil em frente à Alvorada para colocar no lugar a bandeira preta, o que indicaria que o comando do país está nas mãos das Forças Armadas a partir de agora.
“O Presidente Bolsonaro está cansado de tudo e mandou hastear uma bandeira preta no lugar em que fica a bandeira oficial do Brasil em Brasília, mais precisamente no Palácio do Alvorada”, diz a mensagem que viralizou na internet.
Alguns bolsonaristas alegam, inclusive, que o presidente foi condecorado durante a cerimônia.
Vídeo que mostra Bolsonaro hasteando bandeira preta é falso
O site Boatos.org identificou que o vídeo sobre o suposto evento no Palácio da Alvorada é, na realidade, um trecho da cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, que ocorre diariamente às 18 horas. A “bandeira preta” é a bandeira-insígnia da Presidência que é verde, utilizada durante a cerimônia.
O ângulo do vídeo faz com que a cor da bandeira pareça mais escura. Outro indício que a informação é falsa é a ausência de divulgação em fontes confiáveis. Além disso, as mensagens que circulam são vagas, alarmistas e contêm erros de gramática.