Bolsonaro ressalta parceria com o Paraná ao falar sobre novo modelo de pedágio

por Redação RIC.com.br
com informações da Jovem Pan Curitiba
Publicado em 12 ago 2021, às 21h24. Atualizado às 21h25.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o governador Ratinho Júnior pela parceria com o governo federal, pelo novo modelo de pedágio no Estado. O presidente destacou o trabalho conjunto durante uma transmissão nas redes sociais, nesta quinta-feira (12).

Bolsonaro disse que o Paraná tem atualmente um dos pedágios mais caros do País e, com o novo modelo, passará a ter um dos menores. Ele ainda disse que a redução no preço da tarifa pode chegar a 50%.

“Uma coisa muito importante que fizemos lá no Paraná. O Tarcísio, junto com o governador Ratinho Júnior, traçaram uma nova modelagem para o estado do paraná. Lá, nós tínhamos um dos pedágios mais caros do Brasil. E nessa nova modelagem, que atinge 3.300 quilômetros, o pedágio será reduzido em pelo menos 40%, podendo chegar a 50%. Então o Paraná, que ainda tem um dos pedágios mais caros do Brasil, passará a ter um dos mais baratos”,

afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro também fez questão de cumprimentar o governador Ratinho Junior pela parceria entre o Estado e o Governo Federal, mostrando que o Paraná teve um modelo diferenciado.

A negociação durou dois meses. Enquanto o governo federal pedia o aporte de valores maiores, para dar mais garantias à licitação, o governo estadual pedia valores mais acessíveis, para atrair propostas de maior desconto no pedágio.

“Esse é realmente o nosso trabalho, que fazemos em parceria. Queria cumprimentar o governador Ratinho Júnior por ter buscado o o governo federal, para federalizar algumas rodovias, pra que pudéssemos chegar num acordo aqui”,

completou o presidente.

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, esteve no paraná na quarta-feira para apresentar o novo modelo de pedágio no estado. O ministro afirmou que agora uma análise deve ser feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão de rodovias no Estado pode ocorrer no início de 2022.