Boulos apaga vídeo em que canta Hino Nacional com gênero neutro ao lado de Lula

Dias após a transmissão do vídeo ao vivo no YouTube, Boulos optou por tirar do ar o momento em que canta a versão "neutra" do Hino Nacional

por Mariana Gomes
com informações do Estadão Conteúdo
Publicado em 27 ago 2024, às 19h50.

O deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP), apagou o vídeo em que aparecia cantando o Hino Nacional em linguagem neutra. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estava ao seu lado no vídeo.

Boulos apaga vídeo em que canta Hino Nacional com gênero neutro ao lado de Lula
A comissão foi transmitida em um canal do YouTube (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A princípio, a gravação registrou um comício do psolista no último sábado (24). Na ocasião, a cantora Yurungai cantou “verás que es filhes teus não fogem à luta”, em vez do tradicional “os filhos”. Além disso, a intérprete também entoou “des filhes deste solo és mãe gentil”, em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”.

Após forte repercussão negativa nas redes sociais, o vídeo foi retirado do ar na manhã desta terça-feira (27). A economista Marina Helena (Novo), também candidata a prefeita da capital paulista, republicou o vídeo e criticou o oponente político. “Essa é a extrema esquerda lulista que quer assumir a Prefeitura de São Paulo: lacração, desrespeito e destruição de nossos símbolos nacionais mais sagrados”, escreveu.

Alteração do Hino Nacional é crime

Além disso, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), também se posicionou contrário à alteração da letra. “Cantar o hino nacional dessa forma não é só vergonhoso. É crime, mas a esquerda não se importa nem de passar vergonha e nem de desrespeitar as leis brasileiras em nome da sua ideologia”, publicou em seu perfil no X, antigo Twitter.

Boulos apaga vídeo em que canta Hino Nacional com gênero neutro ao lado de Lula
Também candidata à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena criticou a versão neutra do Hino Nacional (Foto: X/@marinahelenabr)

De acordo com a Lei  nº 5.700 de 1971, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Além disso, a norma determina que não haja alterações na letra, na melodia do hino e nem na “execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”, sob pena de multa.

Assista ao vídeo de Boulos cantando versão “neutra” do Hino Nacional:

Lula estava ao lado do candidato à Prefeitura de São Paulo (Vídeo: Reprodução/Redes Sociais)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!